Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Banco de Portugal aplica mais de 700 mil euros em coimas no terceiro trimestre

Autor

Foram iniciados 72 processos, uma redução em relação ao ano anterior, que registou 306 processos. Quase metade dos processos instaurados dizem respeito a infrações de natureza prudencial.

11 Nov 2024 - 15:30

2 min leitura

Foto: Unsplash/Christian Dubovan

Foto: Unsplash/Christian Dubovan

De acordo com dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP), a entidade reguladora aplicou 717 mil euros em coimas no período entre junho e setembro. Deste valor, 25,5 mil euros foram suspensos na sua execução. Este valor resulta da conclusão de 100 processos.

Ao longo deste trimestre, foram instaurados 72 processos, dos quais 34 dizem respeito a infrações de natureza prudencial, 30 são de natureza comportamental, seis correspondem a infrações relacionadas com atividade financeira ilícita e dois são de infrações a deveres relativos à prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo.

Do lado dos processos concluídos, 31 estavam relacionados com deveres relativos à prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo, 27 diziam respeito a infrações de natureza comportamental, 22 a infrações às regras em matéria de recirculação de numerário, 11 estavam relacionados com infrações de natureza prudencial e nove com infrações relacionadas a atividade financeira ilícita.

Olhando para o período homólogo, vemos uma queda tanto nos processos instaurados como nos resolvidos. Em setembro de 2023, o BdP dava conta de 306 processos instaurados no trimestre correspondente e 213 processos concluídos. Destes, resultaram cerca de 1,55 milhões de euros em coimas, dos quais 21 mil euros suspensos na sua execução.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade