Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

4 min leitura

Bancos médios podem manter-se competitivos apostando nos pagamentos digitais

Estes bancos estão a planear investimentos adicionais significativos na modernização dos pagamentos, segundo um relatório realizado com a colaboração de 1250 líderes bancários globais.

30 Jan 2025 - 16:22

4 min leitura

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Os bancos de média dimensão podem acelerar a modernização dos pagamentos para satisfazer as crescentes exigências dos clientes e manterem-se competitivos no dinâmico ecossistema financeiro.

Segundo um relatório da Volante Technologies, empresa que atua a nível global na área de Pagamentos como Serviço (PaaS), sobre oportunidades de modernização de pagamentos, os bancos de média dimensão têm uma posição única para modernizar a infraestrutura de pagamentos e manterem-se competitivos.

“Estrategicamente posicionados entre instituições bancárias grandes e pequenas, os bancos de gama média têm a oportunidade de transformar a sua complexa posição intermédia numa proposta de valor incomparável. À medida que os clientes empresariais exigem cada vez mais pagamentos instantâneos, transparência de dados e serviços financeiros ágeis para cumprir as metas de crescimento e manter a conformidade regulamentar, os bancos de média dimensão têm flexibilidade e recursos para se modernizarem, fornecendo serviços especializados, ágeis e focados no cliente”, afirma Erika Bauman, diretora de Pagamentos da Datos Insights, consultora que colaborou na elaboração do relatório.

Consultando mais de 1250 líderes bancários globais, o relatório identifica as principais tendências que impulsionam o futuro dos pagamentos para bancos de nível médio, definidos como instituições financeiras com valor ativos entre 3 mil milhões de dólares e 100 mil milhões de dólares. Estas incluem a crescente adoção de pagamentos em tempo real, a importância estratégica da conformidade e utilização da ISO 20022 (norma para intercâmbio eletrónico de dados entre instituições financeiras) e o papel da cloud e das soluções de PaaS na modernização dos pagamentos. Nomeadamente, o relatório mostra que, em resposta a estas tendências, os bancos intermédios estão a planear investimentos adicionais significativos na modernização dos pagamentos.

O relatório destaca o aumento da procura de pagamentos em tempo real. Nomeadamente, 59% dos clientes de bancos médios antecipam aumentar a utilização de pagamentos em tempo real nos próximos 12 meses.

Existe também um investimento de nível recorde. Estes bancos reportam investimentos planeados entre 5 e 20 milhões de dólares em tecnologia de pagamentos, enfatizando a escala e a seriedade dos esforços de modernização.

Os bancos intermédios reportaram universalmente investimentos planeados na modernização dos pagamentos, com 76% a indicar investimento moderado e 24% a indicar investimento significativo. No entanto, apesar dos planos claros para a transformação digital de infraestruturas de pagamentos obsoletas, os inquiridos indicaram que a execução é muitas vezes desfocada ou atrasada, sublinhando a necessidade urgente de utilizar as tecnologias e parcerias certas.

Tecnologia impulsiona transformação

As soluções cloud e PaaS permitem aos principais bancos de média dimensão modernizar, escalar as operações, simplificar a conformidade e reduzir os custos operacionais, destaca o relatório. Os inquiridos preferem soluções modulares e nativas da cloud que suportam uma integração perfeita, reduzindo o tempo e os custos de implementação, refere a análise.

Com uma procura recorde por pagamentos em tempo real, “investir na modernização dos pagamentos já não é opcional para os bancos de gama média que procuram manter-se competitivos”, afirma Deepak Gupta, vice-presidente executivo de Produto, Engenharia e Serviços da Volante Technologies.

“A cloud e o PaaS serão revolucionários para as instituições financeiras de nível médio que procuram aproveitar a sua flexibilidade e recursos únicos para modernizar as infraestruturas, permitindo-lhes oferecer serviços especializados e desbloquear novos fluxos de receitas”, acrescenta.

Os analistas concluem que os bancos médios possuem uma posição única e potencial para liderar no espaço dos pagamentos.

 

 

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade