Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

3 min leitura

BEI e Deutsche Leasing apoiam transformação ecológica de PME

Autor

No total, foi aprovado um financiamento total de 200 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento. A segunda tranche desta operação, iniciada em fevereiro, foi agora assinada.

21 Out 2024 - 15:23

3 min leitura

Foto: EIB/Oscar Romero

Foto: EIB/Oscar Romero

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Deutsche Leasing anunciaram a segunda tranche de um projeto destinado a apoiar o arrendamento de pequenas e médias empresas (PME), com um custo total de 560 milhões de euros, tendo sido aprovado um financiamento total de 200 milhões de euros do BEI. Uma primeira parcela de 50 milhões de euros dos 200 milhões de euros foi assinada em fevereiro.

No âmbito do programa de cooperação, o Deutsche Leasing financiará maquinaria e tecnologias que conduzam a poupanças de energia, à mobilidade com baixas emissões de carbono e a outras soluções ambientais, apoiando assim a transformação ecológica das pequenas e médias empresas.

O Deutsche Leasing utilizará o empréstimo do BEI para financiar pequenas e médias empresas (com menos de 250 trabalhadores) e empresas de média capitalização (com um máximo de 3 000 trabalhadores) na Alemanha e nos países da Europa de Leste. Os beneficiários poderão utilizar os fundos para projetos de investimento a longo prazo.

A segunda fração centra-se no investimento no domínio do clima. Prevê-se que pelo menos 30% dos fundos do BEI sejam utilizados para apoiar o clima e o ambiente, como o financiamento de equipamento industrial e de maquinaria agrícola eficientes do ponto de vista energético, incluindo medidas de adaptação às alterações climáticas.

Como o BEI tem a notação de crédito mais elevada possível (AAA), pode obter fundos nos mercados de capitais em condições favoráveis. As vantagens do apoio do BEI serão transferidas para as PME e as empresas de média capitalização, permitindo-lhes investir no crescimento das suas atividades e na sua transição ecológica.

Segundo o BEI informa em comunicado, ao facilitar o acesso ao financiamento, esta parceria promoverá o crescimento económico a longo prazo, bem como a segurança do emprego. Esta operação deverá apoiar cerca de 570 PME e, por conseguinte, cerca de 47 300 trabalhadores.

“As PME e as empresas de média capitalização são a espinha dorsal da nossa economia europeia”, afirmou Nicola Beer, vice-presidente do BEI. “Apoiá-las é uma das principais missões do BEI. Juntamente com parceiros de financiamento como o Deutsche Leasing, disponibilizamos financiamento estável e de longo prazo para que o Mittelstand possa investir em projetos inovadores para a transição ecológica e digital e ajudar a promover a competitividade europeia.”

A Deutsche Leasing apoia as PME e as empresas de média capitalização na gestão bem-sucedida da próxima transformação para uma economia verde que assenta em tecnologias inovadoras, através da disseminação dessas tecnologias em larga escala nos seus mercados-alvo em toda a UE e não só. A Deutsche Leasing prestará igualmente aconselhamento especializado a empresas e entidades públicas no âmbito da transformação sustentável e desempenhará um papel fundamental na economia circular.

A utilização de empréstimos intermediados através da Deutsche Leasing permitirá que o financiamento do BEI chegue a projetos de menor escala que muitas vezes não conseguem demonstrar um volume suficiente para um projeto autónomo financiado pelo BEI.

“Temos o prazer de prosseguir a nossa boa cooperação com o BEI, também no contexto do financiamento da transformação ecológica. Com o refinanciamento do BEI, o Deutsche Leasing Group oferece aos seus clientes PME a oportunidade de realizarem projetos de transformação ecológica no mercado europeu”, afirmou o CEO do Deutsche Leasing, Kai Ostermann.

 

 

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade