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CaixaBank lança serviço de interpretação de língua gestual em Espanha
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O serviço SVisual destina-se a deficientes auditivos e é totalmente gratuito. Ainda não há planos para disponibilizar o serviço nos balcões do BPI em Portugal.
07 Jan 2025 - 13:20
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Serviço de interpretação por vídeo em língua gestual numa agência do CaixaBank
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Serviço de interpretação por vídeo em língua gestual numa agência do CaixaBank
O CaixaBank lançou um novo serviço de interpretação de linguagem gestual em vídeo nas agências espanholas. A iniciativa, denominada SVisual, permite que os clientes do banco com deficiência auditiva recebam informações sobre serviços financeiros através de um sistema de interpretação simultânea por vídeo realizada por um intérprete qualificado, sendo o primeiro banco a disponibilizar este serviço em Espanha, segundo refere em comunicado.
Questionado sobre se este serviço estaria também disponível nos balcões do BPI, detido pelo CaixaBank, o banco espanhol referiu ao Jornal PT50 que “ainda não há planos para fazer uma ampliação do serviço para Portugal”.
Segundo o banco, o serviço “garante que os atendimentos de agências com pessoas com deficiência auditiva ocorram sem problemas, melhorando assim a transparência, fomentando a autonomia desse grupo e evitando possíveis mal-entendidos. O SVisual também pode ser usado para oferecer propostas de valor de investimento e/ou financiamento mais complexas para deficientes auditivos de forma clara e concisa”.
A iniciativa faz parte de um programa piloto a decorrer em 120 agências do CaixaBank em todas as regiões autónomas da Espanha e deverá estar disponível em toda a rede de agências do banco no primeiro trimestre de 2025.
O serviço é gratuito. Os interessados podem solicitar um agendamento enviando um email ao gerente da agência ou podem agendá-lo através da aplicação CaixaBankNow.
Aposta na inclusão financeira
Com este serviço, o banco “está a dar mais um passo em frente no seu compromisso com a inclusão financeira na agência”, refere no comunicado divulgado.
O banco também promove a acessibilidade em caixas eletrónicas, com mais máquinas agora a apresentar ecrãs de alto contraste, vídeos informativos em linguagem de sinais, opções guiadas por voz para deficientes visuais, menus fáceis de navegar, bem como mais recursos.
O CaixaBank informa ainda que todas as agências do banco oferecem cartões com leitura e escrita em Braille desde 2022, tendo sido os primeiros do género a serem comercializados em Espanha. O objetivo é oferecer serviços e produtos adequados às necessidades reais de cada segmento e apoiar o trabalho das entidades sociais, esclarece o banco.
“O CaixaBank defende a acessibilidade em sentido amplo, o que significa não só oferecer aos seus clientes o maior número possível de canais para acessar seus produtos e serviços, mas também trabalhar para garantir que esses canais possam ser usados pelo maior número possível de pessoas. Portanto, trabalha para eliminar quaisquer barreiras físicas e sensoriais que possam impedir que pessoas com deficiência acessem suas instalações ou seus produtos e serviços”, refere o banco.
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