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CGD e BCP no top 5 das marcas portuguesas mais valiosas e Novo Banco quase duplica valor
As 25 marcas mais valiosas em 2025 incluem quatro bancos, com CGD e BCP a uma distância de 5 milhões. O Novo Banco teve a maior valorização, subindo para 14.º lugar. BPI foi o único banco que caiu na lista.
18 Jun 2025 - 17:21
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Foto: freepik
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A OnStrategy divulgou quais as 25 marcas portuguesas mais valiosas em 2025 e há quatro bancos na lista. O destaque vai para a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Millennium BCP, que entraram no top 5, bem como o Novo Banco, que valorizou 90,4% a sua marca.
A CGD alcançou o quarto lugar, ficando como melhor classificada entre os bancos, seguida de perto pelo BCP, que surge em quinto. Ambos as instituições tiveram uma subida de dois lugares face ao ‘ranking’ de 2024. Em termos de valorização da sua marca, a CGD conseguiu um aumento de 30%, para 1285 milhões de euros, e o BCP de 35,4%, para 1280 milhões.
O Novo Banco conseguiu a maior valorização da lista, tanto entre bancos como em relação às outras empresas. O banco recentemente vendido ao Grupo BPCE alcançou uma avaliação de 433 milhões, que compara positivamente com os 228 milhões do ano anterior. Em termos de lugares no ranking, isto traduz-se numa subida de 19.º para 14.º.
Já o BPI teve uma valorização mais modesta, de 4,7%, o que lhe valeu uma descida de um lugar no ‘ranking’, ficando em 11.º com 557 milhões.
A OnStrategy destaca este desempenho do setor bancário como um dos “melhores” neste ‘ranking’. A empresa sublinha ainda a valorização do Novo Banco e do BCP, atribuindo esta conquista à “melhoria da rendibilidade, redução do malparado e recuperação de confiança dos clientes”. Segundo a OnStrategy, “a consolidação tecnológica, a recuperação da reputação e a normalização das taxas de juro favoreceram a valorização das marcas”.
O pódio não teve alterações entre 2024 e 2025. A lista continua a ser liderada pela EDP, com 2870 milhões (-0,7%), seguida da Galp, que totalizou 2168 milhões (-7%), e, por fim, a Jerónimo Martins, com 1606 milhões (+21,1%). No total, as 25 marcas mais valiosas tiveram uma valorização total de 10,7%.
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