Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

3 min leitura

COO da SIBS, Teresa Mesquita, sucede a Madalena Cascais Tomé como presidente de associação europeia de pagamentos

Teresa Mesquita quer manter Europa na vanguarda dos pagamentos digitais. Madalena Cascais Tomé tinha sido eleita em julho presidente da EMPSA.

23 Out 2025 - 16:58

3 min leitura

Teresa Mesquita | Foto: linkedIn/EMPSA

Teresa Mesquita | Foto: linkedIn/EMPSA

A COO da SIBS, Teresa Mesquita, foi eleita, por unanimidade, presidente da Associação Europeia de Sistemas de Pagamentos Móveis (EMPSA, na sigla inglesa). A nova líder da instituição vem substituir Madalena Cascais Tomé – ex-CEO da SIBS que saiu deste cargo em setembro – que tinha sido eleita presidente em julho.

A associação destaca, em comunicado, a extensa experiência de Teresa Mesquita na área dos pagamentos, reforçando que a mesma está “comprometida com o avanço da EMPSA enquanto impulsionadora da soberania de pagamentos na Europa”. “O mandato da associação é para facilitar o diálogo entre ‘stakeholders’, legisladores e reguladores europeus, apoiando a evolução de um mercado europeu de pagamentos integrado, soberano e competitivo”, salienta.

Teresa Mesquita passa, assim, a liderar uma entidade que representa 12 sistemas de pagamento distribuídos por 15 países, que totalizam mais de 100 milhões de utilizadores e que processam mais de 8 mil milhões de transações anualmente. Durante o seu mandato de dois anos, esclarece a associação, vai “supervisionar os esforços da EMPSA para colaborar com os co-legisladores europeus, o Banco Central Europeu e outras partes interessadas relevantes”.

“Neste momento crítico, a EMPSA está focada em moldar um ambiente regulatório que promova a inovação, ao mesmo tempo que reforça a resiliência e a interoperabilidade das soluções de pagamento europeias”, retrata Teresa Mesquita.

A associação indica que pretende “criar um quadro regulamentar coerente que apoie o crescimento dos pagamentos digitais, incentive o investimento e esteja alinhado com os objetivos estratégicos da União Europeia nas áreas dos serviços financeiros e da autonomia digital”. Neste sentido, Mesquita acrescenta ainda que “a EMPSA está empenhada em contribuir ativamente para o processo de elaboração de políticas, garantindo que o futuro dos pagamentos na Europa seja seguro, eficiente e acessível a todos”.

A nova presidente acrescenta que o “objetivo é garantir que a Europa se mantém na vanguarda dos pagamentos digitais, apoiando tanto as soluções existentes como as emergentes desenvolvidas por empresas europeias para o mercado europeu”.

A instituição aponta ainda que “a nova liderança surge num momento crucial, com desenvolvimentos em curso no panorama regulatório europeu, incluindo a implementação do Regulamento de Pagamentos Instantâneos, os preparativos para a próxima Diretiva PSD3 e a potencial introdução do euro digital”.

A EMPSA reúne a BANCONTACT, da Bélgica, BLUECODE, da Alemanha e Áustria, VIPPS/MOBILEPAY, que abrange Dinamarca, Finlândia e Noruega, SIBS/MB Way, de Portugal, BIZUM, em Espanha, SWISH, na Suécia, TWINT, da Suíça, BANCOMAT, de Itália, BLIK, da Polónia, BORICA, na Bulgária, DIAS, da Grécia, e TRANSFOND, da Roménia.

Recorde-se que a ex-CEO da SIBS, Madalena Cascais Tomé, assumiu, no início deste mês, a direção de Serviços Financeiros da Worldline.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade