Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

4 min leitura

Danske Bank recebe multa de €4,2M por manipulação de mercado

O banco norueguês reconheceu o erro ocorrido em 2023 e pediu desculpas às partes envolvidas. Também anunciou mudanças na organização para corrigir o problema detetado.

22 Jan 2025 - 09:22

4 min leitura

Foto: Danske Bank

Foto: Danske Bank

A Autoridade Norueguesa de Supervisão Financeira (Finanstilsynet) anunciou, nesta quarta feira, que multou o Danske Bank em 50 milhões de coroas norueguesas (cerca de 4,2 milhões de euros), por manipulação de mercado em conexão com a emissão de um título do governo em fevereiro de 2023.

Em comunicado, o supervisor referiu que “o Danske Bank participou da sindicação de um título do governo de 10 anos de NOK 22 biliões para o Norges Bank, que emitiu o título em nome do governo norueguês. A taxa de swap norueguesa foi usada como taxa de referência para o rendimento e preço efetivos do título do governo. A taxa de swap teve, portanto, um impacto direto no preço e no rendimento que o emissor teve que pagar ao emitir o título”.

A Finanstilsynet explica que, com isto, “houve um aumento significativo de preço nos swaps de taxa de juros relevantes antes do momento da precificação”.

A autoridade investigou as circunstâncias que cercaram a precificação do título. “A Finanstilsynet acredita que a taxa de swap foi elevada pelo Danske Bank a um nível anormal ou artificial no momento da precificação, e que as negociações foram realizadas com base numa estratégia deliberada e numa situação em que o banco lucrou com um alto rendimento efetivo”. Nesta medida, o supervisor norueguês enfatizou que “o assunto é considerado sério e contribui para minar a confiança no mercado”.

Como fator atenuante, é enfatizado que o Danske Bank contatou as próprias autoridades de supervisão sobre esse assunto.

Danske Bank pede desculpas

Nesta medida, o banco emitiu, também nesta quarta-feira, um comunicado em que pede desculpas às partes envolvidas.

Denunciamos veementemente a conduta descrita pela FSA norueguesa e pedimos desculpas às partes envolvidas pelo incidente ter ocorrido. A integridade do mercado e a confiança dos nossos clientes são os pilares do nosso negócio e, sempre que surgirem problemas que possam comprometer ou minar nossa integridade, agiremos com a devida severidade. Assim que ficou claro que o incidente levantou preocupações sobre uma potencial violação de regulamentos, informamos a FSA dinamarquesa, realizamos uma investigação interna completa e fortalecemos nosso treinamento e processos. Finalmente, a gravidade do assunto significou que tivemos que fazer mudanças na organização”, diz Carolina Crevatin Martin, chefe de Mercados do Danske Bank.

No comunicado, o banco norueguês explica que, no verão de 2023, notificou a Autoridade de Supervisão Financeira Dinamarquesa de que o banco havia observado um incidente no banco que levou à suspeita de uma potencial violação de regulamentos. Posteriormente, realizou uma investigação interna completa do incidente e esteve em diálogo com a autoridade dinamarquesa sobre o assunto.
“O Danske Bank continua totalmente dedicado ao mercado norueguês e leva a confiança e a integridade que isso requer muito a sério. O Danske Bank reconhece que o tratamento do banco na sua função na emissão de títulos não equilibrou adequadamente os interesses do banco em relação ao emissor do título. O banco teve um diálogo construtivo com as partes envolvidas e compensou o governo norueguês por isso”, explica o banco no comunicado.

Além disso, acrescenta, “o banco iniciou medidas relevantes para melhorar os processos internos do banco em conexão com emissões de títulos semelhantes, reforçou as diretrizes internas do banco e fortaleceu seu treino interno. Por fim, o banco está a conduzir um exame abrangente das lições aprendidas, com o envolvimento da função de auditoria interna do banco”.

 

 

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade