Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

3 min leitura

Eupago quer crescer 20% em faturação ao permitir pagamentos com sistema Pix

Autor

Eupago vai oferecer o sistema de pagamento brasileiro Pix a mais de 22 mil comerciantes. O serviço, EuroPix, visa turistas brasileiros e facilita pagamentos online.

25 Fev 2025 - 17:26

3 min leitura

Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

A ‘fintech’ Eupago vai passar a disponibilizar o popular sistema de pagamento brasileiro Pix aos seus mais de 22 mil comerciantes, esperando com isso aumentar em 20% a faturação, que em 2024 atingiu os 21 milhões de euros.

A EuPago é uma empresa integradora de meios de pagamento com sede no Porto, com 120 trabalhadores, que disponibiliza soluções de pagamento a comerciantes, tendo mais de 18 mil comerciantes em Portugal e 4000 em Espanha. Em 2024, a empresa teve uma faturação de 21 milhões de euros, um aumento de 40% face a 2023, disse à Lusa. A empresa não revela os seus lucros.

Nesta terça-feira, a Eupago lançou um novo serviço, designado EuroPix, através do qual passa a disponibilizar aos comerciantes o Pix, o sistema de pagamento mais utilizado no Brasil. Ao fazer uma compra ‘online’ ou num terminal físico, o cliente que tenha o Pix (disponível para clientes com conta num banco brasileiro aderente do Pix) pode pagar as compras através desse sistema. A Eupago diz que é a primeira empresa a fornecer a possibilidade de pagamento com o Pix nos terminais Smart POS.

Segundo o presidente executivo da empresa, Telmo Santos, este serviço é sobretudo destinado a turistas vindos do Brasil. “Os turistas terão o conforto de usar a sua moeda e não estarem preocupados com a taxa de câmbio, porque a mostramos em tempo real, sem surpresas posteriores”, disse à Lusa, considerando que isso poderá promover mais compras pois o cliente está a aceder à conta a débito e não só ao dinheiro que destinou para a viagem.

O gestor considerou ainda que a disponibilização do Pix será um fator diferenciador para os comerciantes, ao permitir-lhes chegar a mais clientes e aumentando a “compra média e, logo, a faturação”. Telmo Santos acrescenta que também clientes no Brasil podem comprar produtos ou serviços ‘online’ de lojas portuguesas e espanholas utilizando este modo de pagamento.

Quanto às perspetivas para a Eupago, Telmo Santos disse que com a solução EuroPix a empresa espera crescer em número de clientes e aumentar a faturação em 20%. A empresa expandiu para Espanha em 2019, trabalhando sobretudo com clientes espanhóis que trabalham muito para mercado português, como plataformas de venda de perfumes e cosméticos e de ração para animais, para lhes disponibilizar sistemas de pagamento familiares aos consumidores portugueses.

A Eupago diz que por agora está focada na consolidação do seu negócio na Península Ibérica, incluindo com aumento de clientes em Espanha, mas “o objetivo é vir a explorar outros mercados, para além de Portugal e Espanha”. O Pix foi lançado pelo Banco Central do Brasil em 2020 e tem atualmente mais de 140 milhões de utilizadores e mais de 2 mil milhões de transações processadas por mês, segundo a Eupago.

 

Agência Lusa

Editado por Jornal PT50

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade