Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Euronext baixa mínimo de aceitação da OPA sobre ATHEX para 50% mais uma ação

Euronext prescinde de objetivo inicial de 67% das ações da ATHEX. OPA termina a 17 de novembro.

10 Nov 2025 - 17:29

2 min leitura

Foto: Adobe Stock/Phil_Good

Foto: Adobe Stock/Phil_Good

A Euronext, empresa responsável por várias bolsas europeias, incluindo a de Lisboa, anunciou na passada sexta-feira que baixou o seu mínimo de aceitação da Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a ATHEX, a bolsa de Atenas. Assim, a empresa quer agora alcançar 50% das ações mais uma para considerar a OPA bem-sucedida, contra os 67% inicialmente propostos.

De acordo com o comunicado da Euronext, esta alteração implica que a empresa pretende adquirir apenas 30.174.001 ações da ATHEX, em vez das 38.759.500 almejadas antes. Esta revisão da proposta foi aprovada nesta segunda-feira pelo regulador do mercado grego.

A OPA da Euronext sobre a ATHEX foi anunciada em julho e começou a 6 de outubro e vai até 17 de novembro. A empresa dona da bolsa lisboeta propõe pagar 42 cêntimos por cada ação da ATHEX.

Recorde-se que a administração da ATHEX concordou com esta operação e firmou um acordo de cooperação, no final de julho, em que se comprometeu a não distribuir dividendos de 2024 nem de 2025 sem o consentimento da Euronext.

A OPA implicava a troca de 20 ações da ATHEX por cada ação da Euronext. A empresa, que então ambicionava os 67% de ações, tinha ainda aberta a possibilidade de, caso alcançasse 90%, exercer o direito de ‘squeeze-out’ e fazer um pedido ao regulador do mercado.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade