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Fintech britânica lança aplicação que mede pegada ambiental dos gastos
Aplicação indica o perfil de sustentabilidade dos pagamentos feitos pelos consumidores. Objetivo é servir os clientes “que colocam o planeta em primeiro lugar”.
29 Jan 2025 - 14:17
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Os consumidores britânicos têm desde esta quarta-feira disponível uma nova aplicação de pagamentos que mede a pegada ambiental dos gastos realizados. O objetivo da aplicação de dinheiro sustentável Zero é fazer a ponte entre os serviços financeiros digitais e a sustentabilidade.
“A nossa visão é um mundo onde o dinheiro é uma força para o bem do planeta. Queremos garantir que os fundos dos nossos clientes nunca sejam utilizados para financiar atividades prejudiciais, como a produção de combustíveis fósseis ou o desmatamento. O nosso objetivo é preencher a lacuna entre a banca digital e a sustentabilidade, oferecendo uma solução simples e eficaz”, refere o cofundador e CEO da Zero, Richard Theo.
Com este lançamento, pretende “revolucionar” a forma como os consumidores interagem com o seu dinheiro, promovendo um futuro financeiro mais sustentável.
Os utilizadores podem criar uma conta pessoal gratuita e solicitar um cartão de débito Mastercard através da plataforma.
Um dos principais destaques do Zero é o Greenscore, um recurso inovador que permite aos clientes compreenderem o impacto ambiental dos seus gastos. Diferente das calculadoras tradicionais de pegada de carbono, que se baseiam em quilogramas de dióxido de carbono, o Greenscore oferece uma representação numérica “acessível e fácil de interpretar”. No futuro, a ferramenta será expandida para incluir outros fatores ambientais.
A aplicação conta ainda com a funcionalidade de Open Banking, permitindo aos utilizadores ligarem as suas outras contas bancárias, para uma visão mais abrangente dos seus gastos e impacto ambiental.
A empresa revelou que, em futuras atualizações, a Zero permitirá que os clientes contribuam diretamente para iniciativas climáticas e soluções ambientais positivas. Outra melhoria prevista para os próximos meses inclui a integração com Apple Pay e Google Pay.
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