Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

1 min leitura

JPMorgan vai financiar setores estratégicos com plano de até 1,3 mil milhões

O plano de financiamento do JPMorgan abrange setores como defesa e cibersegurança. Jamie Dimon critica a burocracia excessiva e o sistema educativo desadequado.

13 Out 2025 - 17:11

1 min leitura

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan Chase | Foto: JPMC

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan Chase | Foto: JPMC

O JPMorgan Chase anunciou nesta segunda-feira um plano de financiamento a 10 anos, de até 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,3 mil milhões de euros), para os setores estratégicos, como defesa, cibersegurança e farmacêutico. A “Iniciativa de Segurança e Resiliência” destina-se, sobretudo, aos Estados Unidos e vai “facilitar, financiar e investir em setores cruciais para a segurança e resiliência económica nacional”, como defesa, inteligência artificial, cibersegurança e indústria farmacêutica, indicou o banco norte-americano, em comunicado.

“Os Estados Unidos precisam de mais investimento”, assinalou o presidente do banco, Jamie Dimon, criticando o que disse ser a regulamentação excessiva, atrasos burocráticos, bloqueios políticos e um sistema educativo que não corresponde às necessidades. “A nossa segurança baseia-se na forma e resiliência da economia norte-americana. Os Estados Unidos precisam de mais velocidade e investimento”, acrescentou Dimon, lamentando ainda que o país seja “demasiado dependente de fontes poucos fiáveis”.

O plano conta também com conselho consultivo de especialistas, do setor privado e público, que vão ajudar a aplicar, de forma eficaz, os fundos.

Agência Lusa

Editado por Jornal PT50

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade