
3 min leitura
JPMorganChase lidera adoção de inteligência artificial na banca
Índice global avalia 50 dos maiores bancos da América do Norte, Europa e Ásia em relação a 90 indicadores. Apenas dois bancos europeus constam do top 10.
03 Jan 2025 - 13:16
3 min leitura

Mais recentes
- S&P Global perspetiva IPO do Novo Banco como maior da banca europeia na última década
- João Folque Antunes é o novo Deputy CEO da Edmond de Rothschild em Portugal
- Christine Lagarde na mira do Fórum Económico Mundial para ser a sua nova líder
- Ciberataque à Coinbase tem impacto que pode ir até 360 milhões de euros
- Nova escola de negócios estreia-se com três programas para executivos
- Depósitos a prazo continuam a ser o investimento preferido dos portugueses e a “inércia” a razão mais provável

O banco americano JPMorganChase é o mais bem classificado no Evident AI Index, o índice global que avalia a adoção de inteligência artificial (IA) por parte dos bancos.
A análise avalia 50 dos maiores bancos da América do Norte, Europa e Ásia em relação a 90 indicadores individuais extraídos de milhões de dados disponíveis publicamente.
O índice abrange quatro pilares críticos da capacidade de IA: talento, inovação, liderança e transparência.
O banco americano Capital One e Royal Bank of Canada completam o pódio. A nível europeu, apenas dois bancos constam do top 10, nomeadamente o suíço UBS, que se apurou em sexto lugar, e o HSBC, banco europeu com origens em Hong Kong e Xangai, situado em sétimo lugar.
No top 50 dos bancos que mais estão a implementar soluções de inteligência artificial, constam ainda outros bancos europeus, como o BNP Paribas (12º), o BBVA (13º), o NatWest (18º) e o Scotiabank (20º). O Santander (28º), o espanhol CaixabBank, detentor do BPI, (41º) e o italiano UniCredit (46º) também integram a lista, que fecha novamente com um banco americano, o First Citizens.
Orçamento de 17 milhões de dólares para tecnologia
O JPMorganChase informa que está na liderança da investigação em IA. “Somos uma das maiores empresas de tecnologia e dados do mundo. Gastámos 17 mil milhões de dólares em tecnologia e operamos globalmente a uma escala e velocidade inigualáveis”, dá conta no seu site.
O banco investe em pesquisa para desenvolver soluções que tenham maior impacto nos clientes e negócios da empresa. O JPMorganChase dá conta de que está a fazer investigação para usar a IA para erradicar crimes financeiros antes que aconteçam; para aperfeiçoar a experiência do cliente com base no comportamento observado; para aumentar a produtividade e a eficiência operacional dos colaboradores; entre outros.
“A comunidade empresarial deve estar pronta para capitalizar as oportunidades insaciáveis apresentadas pela IA. Mas também deve estar pronta para dar suporte às forças de trabalho locais para que possam enfrentar esses desafios. No JPMorgan Chase, construímos uma equipa local de mais de 2000 especialistas em IA/aprendizagem de máquina (ML) e cientistas de dados para nos ajudar a alavancar o poder dessa tecnologia”, referiu John China, codiretor de Economia de Inovação para Bancos e Indústrias Especializadas do JPMorgan Chase, numa comunicação em agosto passado.
TOP 10 do Evident AI Index 2024
- JPMorganChase (Estados Unidos)
- Capital One (Estados Unidos)
- Royal Bank of Canada
- Wells Fargo (Estados Unidos)
- CommBank (Austrália)
- UBS (Suíça)
- HSBC (Reino Unido, mas com origens em Hong Kong e Xangai)
- Citigroup (Estados Unidos)
- TD Bank (Canadá)
- Morgan Stanley (Estados Unidos).
Mais recentes
- S&P Global perspetiva IPO do Novo Banco como maior da banca europeia na última década
- João Folque Antunes é o novo Deputy CEO da Edmond de Rothschild em Portugal
- Christine Lagarde na mira do Fórum Económico Mundial para ser a sua nova líder
- Ciberataque à Coinbase tem impacto que pode ir até 360 milhões de euros
- Nova escola de negócios estreia-se com três programas para executivos
- Depósitos a prazo continuam a ser o investimento preferido dos portugueses e a “inércia” a razão mais provável