Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Lucros do Citigroup sobem 16% no 3.º trimestre para 3,24 mil milhões

As receitas foram de 19 mil milhões. O Citigroup teve, neste trimestre, um encargo de perto de 700 milhões com a venda do banco Banamex.

15 Out 2025 - 09:42

2 min leitura

Foto: Pexels

Foto: Pexels

O Citigroup obteve no terceiro trimestre um lucro líquido de 3,75 mil milhões de dólares (3,24 mil milhões de euros), um aumento de 16% em termos homólogos, apesar de perdas devido à venda de uma participação. A entidade superou as expectativas ao aumentar as receitas para mais de 22 mil milhões de dólares (18,9 mil milhões de euros), 9% acima do registado no terceiro trimestre do ano anterior.

Apesar dos lucros, o Citigroup informou que teve no terceiro trimestre despesas operacionais de 14,3 mil milhões de dólares (12,3 mil milhões de euros), destacando-se um encargo de 726 milhões de dólares (626,4 milhões de euros), relacionado com o acordo de venda que alcançou em setembro com o Banamex. A instituição anunciou então que venderia ao empresário mexicano Fernando Chico Pardo uma participação de 25% – no valor de 2,3 mil milhões de dólares (1,98 mil milhões de euros) – do Banamex, um dos bancos mais antigos e emblemáticos do México. Pardo garantiu no mês passado que não tem planos de aumentar a sua participação no Banamex além desta aquisição de 25% e ressaltou que “o investimento é de muito longo prazo”.

“Devolvemos mais de 6 mil milhões de dólares aos acionistas ordinários sob a forma de recompra de ações e dividendos e anunciámos um passo significativo no sentido do desinvestimento no Banamex, o que sublinha o nosso compromisso de oferecer valor aos nossos acionistas” afirmou a presidente executiva, Jane Fraser, num comunicado. Fraser destacou ainda que o Citi está a gerar um rendimento comercial “mais sólido trimestre após trimestre e a melhorar a rentabilidade”. “Os investimentos em novos produtos, ativos digitais e inteligência artificial estão a impulsionar a inovação e a melhoria das capacidades em toda a franquia”, salientou.

 

Agência Lusa

Editado por Jornal PT50

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade