Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

3 min leitura

Maria Luís Albuquerque confirmada como comissária para os Serviços Financeiros

Autor

A nova comissária comprometeu-se a trabalhar para garantir a estabilidade e integridade do sistema financeiro da União Europeia. Comprometeu-se também a adotar uma abordagem equilibrada no domínio das finanças digitais.

06 Nov 2024 - 15:25

3 min leitura

Maria Luís Albuquerque na conferência de presidentes do Parlamento Europeu

Maria Luís Albuquerque na conferência de presidentes do Parlamento Europeu

Maria Luís Albuquerque é a nova Comissária para os Serviços Financeiros, anunciou o Partido Popular Europeu (PPE), nesta quarta-feira, numa comunicação na rede social “X”.

A conferência de presidentes do Parlamento Europeu (PE) aprovou por maioria a indigitação de Maria Luís Albuquerque, após três horas de audição promovida pela comissão parlamentar dos Assuntos Económicos e Monetários, em conjunto com as comissões do Mercado Interno e a da Proteção dos Consumidores e das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos.

Na sua declaração inicial, Maria Luis Albuquerque comprometeu-se a trabalhar para garantir a estabilidade e integridade do sistema financeiro da UE como base para uma economia europeia forte e competitiva.

O PE dá conta, em comunicado, de que a comissária tenciona apoiar ativamente a inovação e o crescimento inclusivo, incentivando simultaneamente a mobilidade social e capacitando os consumidores.

Maria Luís Albuquerque prometeu concretizar a União de Poupança e Investimento, uma supervisão transfronteiriça coerente e mais oportunidades de financiamento do investimento.

Comprometeu-se ainda a adotar uma abordagem equilibrada no domínio das finanças digitais, a reforçar a confiança no sistema financeiro e a capacitar os cidadãos europeus para participarem no sistema financeiro de forma equitativa, assumindo o controlo do seu futuro financeiro.

No que respeita à melhoria da competitividade da UE, a comissário indigitada tenciona centrar-se na garantia de um fluxo de capitais sem descontinuidades e na redução dos encargos burocráticos, especialmente para as PME. Além disso, anunciou que iria promover avanços na luta contra a criminalidade financeira, em especial o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo, no âmbito da Autoridade da UE para o Combate ao Branqueamento de Capitais.

Maria Luís Albuquerque comprometeu-se igualmente a promover uma relação de colaboração com o Parlamento Europeu, através da realização de intercâmbios regulares e abertos.  SSD

 

 

 

 

 

 

Aos 57 anos, a antiga governante portuguesa é uma das 11 mulheres entre 27 nomes (uma quota de 40% para mulheres e de 60% de homens) do próximo executivo comunitário de Ursula Von der Leyen.

Recorde-se que é necessária ‘luz verde’ de uma maioria de dois terços dos eurodeputados, sendo que a decisão final será anunciada a 21 de novembro pela Conferência de Presidentes da assembleia europeia (organismo que junta os líderes das bancadas parlamentares e a presidente da instituição, Roberta Metsola).

No dia 21 de novembro, o processo referente ao novo colégio de comissários europeus fica fechado, com a votação derradeira em plenário do Parlamento Europeu a ser realizada na cidade francesa de Estrasburgo na sessão do final deste mês (marcada para 25 a 28 de novembro).

O grupo político do PPE integra o PSD e o CDS.

 

–PT50 com Lusa

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade