Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

3 min leitura

Mastercard lança plataforma de otimização de pagamentos para comerciantes

A Mastercard lançou a Payment Optimization Platform (POP) para melhorar as taxas de aprovação para comerciantes. Testes mostram um aumento de 9% a 15%.

13 Out 2025 - 17:41

3 min leitura

Foto: Mastercard

Foto: Mastercard

A Mastercard lançou, nesta segunda-feira, uma nova plataforma, a Payment Optimization Platform (POP), “concebida para melhorar as taxas de aprovação para comerciantes que utilizam dados para tomar decisões inteligentes sobre transações”, explica a empresa. Segundo revela a mesma, os primeiros resultados do teste-piloto mostram um aumento de 9% a 15%. A empresa adianta que a implementação mais ampla do Plano da POP vai ocorrer até ao final do ano com parceiros adicionais.

Este serviço, ilustra a Mastercard em comunicado, foi desenvolvido com recursos de Inteligência Artificial “de ponta” de forma a serem integrados logo após o piloto. Consiste, segundo a empresa, num “serviço baseado em rede que aproveita os dados da Mastercard para enriquecer as mensagens de autorização e aumentar taxas de aprovação dos comerciantes, reforça a empresa.

De acordo com a Mastercard, esta segue o seu plano de implementação da POP com a Adyen, a NEOPAY, Tap Payments e Worldpay, “que usarão o serviço para fornecer uma experiência de pagamento ideal, impulsionar a continuidade do serviço e obter receitas incrementais”.

“Garantir aprovações não é tarefa fácil. Os adquirentes e comerciantes estão limitados às informações e dados dentro dos seus próprios ecossistemas, dependem de várias partes interessadas e podem não ter os conhecimentos especializados necessários para otimizar as taxas de conversão”, alerta a Mastercard. A empresa realça que a comunidade de aceitação está “muito empenhada” em proporcionar “uma experiência de pagamento sem atritos”.

Segundo a Mastercard, os comerciantes, apesar de experimentarem várias vezes outras estratégias para melhorar as taxas de sucesso das transações, estes veem os seus esforços “limitados pelos seus próprios dados”. “A Mastercard está em uma posição única graças ao seu acesso em tempo real a pontos de dados de milhares de milhões de transações”, acrescenta. É isto que permite que a POP determine áreas de melhoria, elucida, e identifique outros problemas potenciais.

“Para oferecer os melhores resultados aos comerciantes, a POP avalia mais de um bilião de combinações de vários elementos de dados para criar a autorização mais adequada quase em tempo real e fornece insights para ajudar a aumentar as aprovações”, esclarece a Mastercard. Segundo a empresa de pagamentos, “os modelos estão constantemente a aprender e a ser treinados com os mais recentes atributos de transações e tendências de autorização para otimizar continuamente os pagamentos”, salienta.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade