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Mastercard lança solução que dá controlo às instituições financeiras sobre autorizações de transações
A On-Demand Decisioning permite personalizar critérios de aprovação, otimizar performance e proteger a experiência de clientes de alto valor. Vai estar disponível globalmente a partir de 1 de outubro.
09 Set 2025 - 15:46
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Foto: Mastercard
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A Mastercard revelou nesta terça-feira o On-Demand Decisioning (ODD), uma solução inovadora que coloca nas mãos das instituições financeiras maior controlo sobre as decisões de autorização de transações.
A ferramenta permite definir critérios de decisão diretamente na rede Mastercard, “abrindo oportunidades para otimizar o desempenho, reduzir riscos e alinhar os resultados das transações com a estratégia de experiência do consumidor”, explica em comunicado.
Na prática, o ODD permite uma abordagem ágil e totalmente personalizável, apoiada por um motor de regras que automatiza políticas comerciais específicas de cada instituição, garantindo aprovações e recusas instantâneas em seu nome.
Normalmente, quando um cliente faz um pagamento, a decisão de aprovar ou recusar a transação passa pelo emissor do cartão com base em regras internas, mas a rede (neste caso a Mastercard) também pode aplicar filtros. O ODD permite que o banco defina exatamente quais critérios a Mastercard deve usar ao autorizar transações, sem depender apenas dos sistemas internos do banco. Por exemplo, um cliente faz uma compra internacional de alto valor. Normalmente, o sistema poderia bloquear a compra por suspeita de fraude. Com o ODD, o banco define que clientes nunca são recusados automaticamente por limites geográficos, evitando ligações para autorizações manuais.
O lançamento ocorreu na cimeira global RiskX da Mastercard, em Roma, principal conferência da empresa dedicada à inovação em cibersegurança.
“Segurança, flexibilidade e fiabilidade são apostas importantes para qualquer experiência digital”, afirmou Laura Quevedo, vice-presidente executiva de Soluções de Fraude e Decisão da Mastercard. “É importante que as instituições financeiras possam atender a essas necessidades. O ODD é um ótimo exemplo de como as capacitamos a fazer exatamente isso com maior agilidade – é uma mudança de jogo para a tomada de decisões em todo o setor”, referiu.
Pela primeira vez, os emissores podem personalizar a forma como o ODD avalia as transações, escolhendo se a Mastercard deve responder proativamente ou rever e ajustar a decisão antes de a passar ao comerciante.
“O On-Demand Decisioning contribuiu para a otimização da nossa estratégia de autorização, especialmente ao preservar a experiência de clientes de alto valor. A solução não exigiu nenhum esforço de implementação e proporcionou resultados consistentes com risco operacional mínimo. A abordagem colaborativa e a agilidade da Mastercard ao longo do processo foram fatores-chave”, disse Nelson Aguiar, diretor executivo do Porto Bank.
O ODD estará disponível globalmente a partir de 1 de outubro.
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