Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Membros da aliança climática bancária votam a favor da sua extinção

Recursos sobre políticas ambientais continuarão disponíveis, informa a aliança. Vários bancos já haviam abandonado a aliança, incluindo HSBC, Barclays e UBS.

03 Out 2025 - 11:48

2 min leitura

Foto: Freepik

Foto: Freepik

A Net-Zero Banking Alliance (NZBA) vai parar as suas operações de forma “imediata”. Esta decisão surge no seguimento de uma votação realizada em setembro para definir o futuro da entidade.

A aliança já havia suspendido as suas atividades enquanto aguardava o resultado da votação.A estrutura adiantou, segundo comunicado citado pela Reuters, que os seus recursos e materiais usados para guiar as implementações de políticas ambientais dos bancos vão continuar disponíveis ao público.

A decisão de consultar os membros sobre o rumo da NZBA surgiu de ‘inputs’ ao Grupo Diretor da organização. A proposta apresentada no final de agosto era de fazer a aliança transitar para uma organização orientadora para os agentes do setor.

A NZBA contou com várias saídas ao longo do ano, especialmente depois da administração Trump chegar ao poder. Os grandes bancos americanos anunciaram a sua saída, aos quais se juntaram os canadianos, os japoneses e australianos. Entre os europeus, saíram o HSBC, o Barclays e o UBS.

A instituição contava com a presença de alguns bancos portugueses. Eram eles a Caixa Geral de Depósitos, o Millennium BCP, o Crédito Agrícola e o BPI – este último através do seu acionista, o espanhol CaixaBank.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade