Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Montante total de empréstimos para habitação atinge máximo de quase 10 anos

Autor

Os empréstimos para habitação chegaram a 100,8 mil milhões de euros em setembro. Houve um aumento de 472 milhões em relação a agosto. A avaliação bancária subiu 10% para 1695 euros por metro quadrado.

25 Out 2024 - 16:19

2 min leitura

Foto: Unsplash/Jakub Zerdzicki

Foto: Unsplash/Jakub Zerdzicki

O montante total de empréstimos a particulares para habitação, no final de setembro, era 100,8 mil milhões de euros, de acordo com dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal (BdP). Para encontrar um valor semelhante é necessário recuar a fevereiro de 2015.

Em relação a agosto, houve um aumento de 472 milhões de euros e, face ao período homólogo, a subida foi de 1,7%, “mantendo-se a trajetória de aceleração que se regista desde janeiro” deste ano, segundo a entidade reguladora. No que toca à taxa de variação anual, já não havia um valor tão elevado desde março de 2023.

Em paralelo, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje que a avaliação bancária na habitação subiu 10% em setembro para 1695 euros por metro quadrado, avança a Agência Lusa. O valor mediano subiu 154 euros face a setembro de 2023 e 31 euros (1,9%) em relação ao mês anterior.

De acordo com o INE, o incremento mais intenso deu-se no Oeste e Vale do Tejo, onde a variação em relação ao período homólogo ascendeu a 12,8%, sendo que não houve recuo em nenhuma região. Em relação a agosto deste ano o aumento mais expressivo deu-se no Algarve (2,6%) e a maior descida no Alentejo (0,5%).

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade