Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Moody’s melhora ‘ratings’ da banca espanhola

A Moody's subiu a classificação de vários bancos espanhóis. A dívida espanhola apresenta bom contexto económico e o setor bancário mostra boa solvência, argumenta a agência.

03 Out 2025 - 17:25

2 min leitura

Foto: Adobe Stock

Foto: Adobe Stock

A agência de notação finaneira Moody’s subiu nesta sexta-feira a classificação de uma dezena de bancos espanhóis, depois de na semana passada ter elevado o ‘rating’ da dívida espanhola e atendendo à melhoria das condições operacionais da banca do país. De acordo com a Moody’s, o contexto macroeconómico de Espanha, que considera ser sólido, bem como a solvência do setor bancário, é apoiado por boas condições gerais de crédito.

A agência destaca ainda a base estável dos depósitos dos clientes dos bancos, que cobre a maioria das necessidades de financiamento da banca, e os bons indicadores de liquidez.

A Moody’s melhorou o ‘rating’ do Santander, do Santander Consumer Finance e do Banca March de A2 para A1 e estes são dos bancos espanhóis a ter a classificação mais alta da agência. Os outros bancos espanhóis que subiram na classifcação da Moody’s são BBVA (de A3 para A2), CaixaBank (A3 para A2), Sabadell (para A3), Unicaja (para A3), ABANCA (para A3), Kutxabank (A2), Ibercaja (para A3), Caja Rural de Navarra (A3), Cecabank (A3) e Eurocaja Rural (A3). O Bankinter mantém-se no ‘rating’ A2 da Moody’s.

A escala de classificação da Moody’s vai de desde “AAA” (a mais alta) até “V” (a mais baixa). Um ‘rating’ de A1, A2 ou A3 é sinónimo de um “grau médio-alto” de avaliação, segundo a agência.

 

Agência Lusa

Editado por Jornal PT50

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade