Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Moody’s sobe ‘rating’ do ABANCA em dois níveis para ‘A’

A Moody’s elevou o ‘rating’ dos depósitos de longo prazo do ABANCA de Baa2 para A3. Esta é a terceira melhoria no último ano, por parte da Moody's, e a sexta em geral.

06 Out 2025 - 16:14

2 min leitura

Foto: ABANCA

Foto: ABANCA

A Moody’s elevou o ‘rating’ de depósitos a longo prazo do ABANCA em dois níveis, de Baa2 para A3, com perspetiva estável. A instituição financeira destaca que esta decisão da agência de ‘rating’ coloca o banco na categoria A, o mesmo nível em que a Morningstar DBRS o colocou em fevereiro.

Esta é a terceira melhoria do ‘rating’ por parte da Moody’s nos últimos 12 meses e a sexta se se incluírem as outras agências de notação financeira. “As quatro principais agências de ‘rating’ reforçaram a classificação do ABANCA neste período. No caso da Moody’s, a evolução foi particularmente expressiva”, destaca a empresa.

Segundo o ABANCA, a Moody’s justifica esta decisão com base nos “sólidos níveis de capital e de rentabilidade” do banco, “que superam as expectativas”. “Contribuíram igualmente de forma positiva o sólido perfil de financiamento do banco e a qualidade dos seus ativos”, acrescenta.

O ABANCA acredita que estas subidas de ‘rating’ reconhecem a sua “boa evolução”, especialmente ao nível da “rentabilidade, solvência, qualidade dos ativos e solidez do balanço”. “As agências reconhecem ainda a eficácia da estratégia de crescimento seguida nos últimos anos e a robustez de uma franquia com dimensão ibérica”, sublinha o banco.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade