Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

3 min leitura

Pagamentos com métodos diferentes de dinheiro em Espanha aumentam 11,4%

Autor

Os pagamentos com cartão representaram 64,2% de todos os pagamentos que não em numerário no primeiro semestre de 2024. O número de cartões de pagamento também cresceu, existindo uma média de dois cartões por habitante.

24 Fev 2025 - 14:11

3 min leitura

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

O número total de operações de pagamento com métodos que não em numerário, em Espanha, atingiu 8 669 milhões no primeiro semestre de 2024, mais 11,4% do que no mesmo período de 2023. O montante foi de 6,1 mil milhões de euros, mais 5,4% do que no primeiro semestre de 2023, anuncia o Banco de Espanha.

Os pagamentos com cartão representaram 64,2% de todos os pagamentos que não em numerário. Já as transferências a crédito representaram 16,3% de todos os pagamentos que não em numerário. Por sua vez, os débitos diretos representam 12,9% do número total de operações de pagamento e 5,5% do montante total. As operações com moeda eletrónica representam 1,5% do número total de operações e 0,1% do montante total.

As restantes transações são cheques, transferências de dinheiro, levantamentos de dinheiro com cartão e outros serviços de pagamento.

O montante total destas transações aumentou 9%, para 177,2 mil milhões de euros, com um montante médio de cerca de 32 euros por transação. Este montante médio é inferior ao dos países da zona euro, que atingiu 39 euros por transação no primeiro semestre de 2024.

O número de cartões de pagamento cresceu 4,5% para 103 milhões, o que corresponde a uma média de dois cartões por habitante.

No que respeita ao montante de cada um dos meios de pagamento, a situação é inversa: as transferências bancárias representaram 88,4% do montante pago nas operações de pagamento sem numerário, enquanto os cartões representaram 2,9% do total. Este facto indica que os cartões são o meio de pagamento mais utilizado em Espanha para pequenos pagamentos, enquanto as transferências bancárias são utilizadas para operações de pagamento de maior montante, explica o Banco de Espanha.

O rácio de operações à distância (iniciadas através da Internet ou de um dispositivo que pode ser utilizado para comunicação à distância) e presenciais em relação ao número de pagamentos com cartão foi de 18.2% e 81.8%, respetivamente. Em termos de valor, as transações remotas representaram 28.4% do total, enquanto as transações não à distância representaram 71.6%. Estas percentagens estão em linha com as dos países da área do euro.

O número de pagamentos com cartão sem contacto iniciados em terminais POS físicos aumentou 18% em comparação com o primeiro semestre de 2023, atingindo 4,264 milhões de transações.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade