
3 min leitura
PayPal lança pagamentos com criptomoedas e promete cortar taxas em até 90%
A Pay with Crypto permite pagar em mais de 100 criptomoedas. Redução de taxas e promoção do comércio global entre as vantagens anunciadas pelo gigante norte-americano.
29 Jul 2025 - 09:11
3 min leitura

Mais recentes
- Moody’s melhora ‘ratings’ da banca espanhola
- Portugal lidera a subida do preço das casas na União Europeia
- Álvaro Santos Pereira toma posse como governador na segunda-feira
- Lagarde fala em “fadiga regulatória”
- Membros da aliança climática bancária votam a favor da sua extinção
- Reguladores de Macau e Cabo Verde reforçam cooperação na supervisão financeira

A PayPal anunciou o lançamento da funcionalidade Pay with Crypto, uma nova solução que permite aos comerciantes aceitar pagamentos com criptomoedas. A empresa garante uma redução de até 90% nas taxas de transação, posicionando-se como um dos principais impulsionadores da adoção de criptoativos no comércio global.
Segundo o gigante de pagamentos norte-americano, atualmente, empresas em todo o mundo perdem milhares de milhões de dólares por ano em taxas transfronteiriças, ao recorrerem a sistemas bancários tradicionais para aceitar e processar pagamentos internacionais. A empresa pretende resolver esse problema ao conectar comerciantes, carteiras digitais e utilizadores cripto numa única plataforma aberta.
O Pay with Crypto liga os comerciantes a um mercado que supera os três biliões de dólares, permitindo a conversão instantânea de criptomoedas em ‘stablecoins’ ou moedas fiduciárias. Com suporte para transações em mais de 100 criptomoedas e carteiras digitais como a Coinbase e a MetaMask, esta solução tira partido de uma base global com mais de 650 milhões de utilizadores de criptomoedas.
A taxa de transação anunciada é de “apenas” 0,99%, o que permite reduzir os custos em até 90%, quando comparado com o processamento internacional de pagamentos com cartão de crédito, revela a empresa de pagamentos em comunicado.
«Empresas de todas as dimensões enfrentam uma pressão enorme ao tentar crescer a nível global, desde o aumento dos custos associados aos pagamentos internacionais até à complexidade das integrações», afirma Alex Chriss, presidente e CEO da PayPal.
«Hoje, estamos a remover essas barreiras e a ajudar empresas de todos os tamanhos a alcançarem os seus objetivos”. E explica: “Imagine um comprador na Guatemala a adquirir um presente especial a um comerciante em Oklahoma City. Através da plataforma aberta do PayPal, essa empresa pode aceitar pagamentos em criptomoedas, aumentar as suas margens de lucro, pagar taxas de transação mais baixas, ter acesso quase imediato aos seus rendimentos e aumentar os fundos guardados como PYUSD com uma remuneração de 4%, quando mantidos no PayPal”.
O Pay with Crypto estará disponível para comerciantes dos EUA nas próximas semanas. Permite pagar com 100 criptomoedas, incluindo BTC, ETH, USDT, XRP, BNB, Solana, USDC e conectar carteiras como Coinbase, OKX, Binance, Kraken, Phantom, MetaMask e Exodus. Não é referido, para já, prazo para alargamento a outros países.
A acompanhar este anúncio, a PayPal lembra que o uso de criptomoedas e ‘stablecoins’ como o PYUSD envolve riscos. Salienta que as transações são irreversíveis e dependem de redes externas e da segurança das carteiras digitais, o que pode levar à perda de fundos se não forem bem protegidas. Além disso, algumas moedas não têm garantia e o seu valor pode variar consoante o mercado. A empresa destaca ainda que as regras sobre criptomoedas estão a mudar rapidamente, e os serviços podem ser limitados ou suspensos em alguns países conforme as leis locais.
Mais recentes
- Moody’s melhora ‘ratings’ da banca espanhola
- Portugal lidera a subida do preço das casas na União Europeia
- Álvaro Santos Pereira toma posse como governador na segunda-feira
- Lagarde fala em “fadiga regulatória”
- Membros da aliança climática bancária votam a favor da sua extinção
- Reguladores de Macau e Cabo Verde reforçam cooperação na supervisão financeira