Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

1 min leitura

Projeto legislativo pode forçar Banco Nacional Suíço a ter reservas em bitcoin

Grupo de cidadãos tem agora 18 meses para reunir 100 mil assinaturas para um referendo. O banco já mostrou ceticismo quanto à bitcoin no passado, citando flutuações e problemas de controlo destes ativos.

02 Jan 2025 - 13:56

1 min leitura

Foto: Pexels/David McBee

Foto: Pexels/David McBee

Um grupo de cidadãos iniciou um processo, publicado nesta terça-feira pela Chancelaria Federal Suíça, que visa obrigar o Banco Nacional Suíço a manter reservas em bitcoin, avança a Agência Reuters. Assim, a entidade ficaria forçada a manter parte das reservas em ouro e bitcoins.

O grupo de dez pessoas inclui defensores dos criptoativos na Suíça e este tem agora 18 meses para recolher 100 mil assinaturas, que levarão a um referendo à medida apresentada.

A Reuters relembra que o Banco Nacional Suíço já mostrou ceticismo face à bitcoin no passado. O presidente do Conselho de Administração, Martin Schlegel, citado pela Reuters em novembro de 2024, afirmou publicamente que a elevada flutuação dos criptoativos não os torna práticos no que toca aos pagamentos. Além disto, argumentou que estão associados a “elevadas quantidades de energia”, “atividades ilegais” e que “são difíceis de policiar”.

A Suíça faz referendos com frequência relativos a iniciativas legislativas com vista a alterar a lei.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade