Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Supervisores alemães propõem reforma para aliviar requisitos de capital de pequenos bancos

O BaFin e o Bundesbank querem simplificar a regulamentação para a maioria das caixas económicas e bancos cooperativos. A ideia é assegurar mais capital com menos esforço.

22 Ago 2025 - 10:01

2 min leitura

Foto: Freepik

Foto: Freepik

Os supervisores bancários alemães, BaFin e Bundesbank, estão a considerar um quadro regulamentar novo para pequenas instituições de crédito. Se as ideias das duas autoridades de supervisão prevalecerem, poderão aplicar-se requisitos de capital simplificados à maioria das caixas económicas e bancos cooperativos alemães.

O BaFin e o Bundesbank resumiram o conceito num “documento não oficial” de nove páginas, ao qual o jornal alemão Handelsblatt teve acesso. O documento não oficial destina-se a iniciar uma discussão ou proposta, mas sem constituir um compromisso efetivo.

“O BaFin apoia um regime regulamentar separado e alinhado com a Europa para instituições mais pequenas”, afirmou um porta-voz do BaFin em resposta a um pedido de comentário. O BaFin, juntamente com o Bundesbank, desenvolveu propostas para a possível conceção de um regime destinado a bancos de pequena dimensão. “Este conceito servirá de impulso para o processo regulamentar europeu”, acrescentou o porta-voz. Isto porque estas regras são definidas a nível da União Europeia e teriam também de ser alteradas nesse contexto. O BCE não quis comentar o documento quando contactado.

Com esta proposta, os supervisores alemães respondem às exigências do setor das caixas económicas e dos bancos cooperativos. As suas associações criticam há muito que as pequenas instituições estão sobrecarregadas por regulamentações complexas, sem representarem riscos significativos para o sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade