Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

1 min leitura

Transações em multibancos e terminais de Cabo Verde cresceram 25% na época festiva

O total de levantamentos, compras e transferências na rede Vinti4 ascendeu a 114,3 milhões de euros.

05 Jan 2026 - 12:09

1 min leitura

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

O valor transacionado na rede de caixas automáticas e terminais de Cabo Verde, durante as épocas festivas de Natal e passagem de ano, cresceu 25% em termos homólogos, segundo dados da sociedade gestora, analisados nesta segunda-feira pela Lusa.

O total de levantamentos, compras e transferências na rede Vinti4 ascendeu a 12,6 mil milhões de escudos (114,3 milhões de euros) nos períodos compreendidos entre 15 e 25 de dezembro (Natal) e entre 28 de dezembro e quinta-feira.

De acordo com os dados da Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamentos (SISP) do arquipélago, mais de metade do valor corresponde a compras feitas em terminais de pagamento, mas foram as transferências que mais cresceram em relação ao ano anterior.

Cabo Verde ambiciona substituir progressivamente o dinheiro físico por transações digitais, com uma lista de medidas previstas até 2030. A Estratégia de Economia Digital prevê que Cabo Verde se transforme “numa nação digital, promovendo a inclusão, a inovação e a competitividade económica, aproveitando as tecnologias emergentes para o desenvolvimento sustentável e impulsionando uma economia ‘cashless’ [sem dinheiro físico]”, lê-se no documento divulgado em 2024.

 

Agência Lusa

Editado por Jornal PT50

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade