Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Transferências bancárias via telemóvel somam 45 milhões num ano

Mais de 400 mil portugueses já utilizam este sistema.

24 Jun 2025 - 16:46

2 min leitura

Foto: Freepik

Foto: Freepik

O serviço SPIN lançado há um ano permite realizar transferências, tradicionais e imediatas, indicando o número de telemóvel do beneficiário (se este for um particular) ou o NIPC ― número de identificação de pessoa coletiva (se o beneficiário for uma empresa), em vez do IBAN.

Segundo um comunicado do Banco de Portugal revelado esta terça-feira, “desde que foi disponibilizado, este serviço já permitiu realizar 45 milhões de transferências, tradicionais e imediatas, de forma mais simples e conveniente”. Na comemoração de um ano de vida deste serviço, a autoridade bancária nacional refere que 400 mil particulares já fizeram ou receberam transferências bancárias através do sistema SPIN.

De acordo com a instituição liderada por Mário Centeno, “o SPIN pode ser utilizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custos adicionais, nos diferentes canais dos prestadores de serviços de pagamento (homebanking, aplicações móveis e até ao balcão)”.

Para iniciar transferências através do SPIN o Banco de Portugal diz não ser necessário aderir ao serviço, “já que este está acessível automaticamente a todos, em todos os canais nos quais é possível iniciar transferências. Para receber fundos através do seu número de telemóvel, NIF ou NIPC, apenas é necessário associar o seu IBAN a um destes identificadores”.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade