Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

3.ª edição do programa No Banco na Minha Escola da APB arranca nesta quinta-feira

Programa da APB deve chegar a cerca de 100 escolas. Edição anterior chegou a 9 mil alunos, número almejado nesta edição também.

16 Out 2025 - 16:04

2 min leitura

Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) lança nesta quinta-feira a terceira edição do programa No Banco na Minha Escola, “uma iniciativa que leva a literacia financeira às salas de aula de todo o país”, destaca a instituição. O programa deve, nesta edição, abranger cerca de 100 escolas portuguesas.

“A iniciativa tem como objetivo aproximar os jovens do mundo financeiro, promovendo desde cedo conhecimentos práticos sobre temas essenciais, como a gestão do dinheiro, a importância da poupança, os meios de pagamento digitais ou os cuidados a ter face às fraudes financeiras”, explica a associação. No âmbito deste último ponto, a APB também lançou recentemente uma campanha de consciencialização sobre a fraude juntamente com vários bancos nacionais.

As sessões, explica a APB, são dinamizadas por colaboradores voluntários da associação e dos bancos associados, “que partilham o seu conhecimento de forma acessível e interativa”. O programa, garante, segue as orientações programáticas do Referencial de Educação Financeira, promovido pelo Plano Nacional de Educação Financeira, do qual a APB é membro, sublinha a mesma.

A responsável pela área da Educação Financeira da APB, Rita Machado, quer que “os jovens desenvolvam desde cedo competências que lhes permitam tomar decisões financeiras responsáveis no futuro”. “O programa No Banco da Minha Escola tem demonstrado ser uma ferramenta muito eficaz para aproximar os alunos do setor bancário e para os preparar para os desafios do dia a dia”, acrescenta.

No ano letivo passado, a iniciativa passou por 97 escolas e chegou a mais de 9 mil alunos do 7.º ao 12.º ano. Participaram 14 bancos associados e 120 voluntários em 418 sessões de esclarecimento. Para o ano que agora começa, a APB adiantou ao Jornal PT50, em agosto, que pretendem alcançar, pelo menos, o mesmo número de alunos. Segundo revelou a instituição na altura, o feedback das escolas é “muito positivo” e, à data, maior parte das escolas tinham manifestado o interesse em continuar a fazer parte do programa.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade