Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Banco Africano da Energia vai financiar investimentos energéticos em África

Autor

A nova instituição inicia operações neste trimestre com um capital inicial correspondente a cerca de 4,8 mil milhões de euros.

13 Fev 2025 - 08:31

2 min leitura

Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

O Banco Africano da Energia começa as operações este trimestre, com um capital de cinco mil milhões de dólares (4,8 mil milhões de euros) provenientes de estados e outros acionistas, revelou o ministro das Finanças da Nigéria.

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, o banco destinado a financiar os investimentos energéticos em África, e que terá um capital inicial correspondente a cerca de 4,8 mil milhões de euros, terá a sua sede em Abuja, na Nigéria.

O banco, falado há muito entre as principais instituições financeiras africanas, é um empreendimento conjunto do Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) e dos países membros da Organização dos Países Africanos Exportadores de Petróleo.

O objetivo é que o capital disponível para financiar os projetos energéticos aumente para até 120 mil milhões de dólares, (cerca de 115 mil milhões de euros), nos próximos cinco anos.

De acordo com o ministro de Estado para os Recursos Petrolíferos da Nigéria, Heineken Lokpobiri, o Afreximbank já se comprometeu a transferir cerca de 14 mil milhões de dólares, o equivalente a 13,4 mil milhões de euros, para esta entidade bancária.

 

Agência Lusa

Editado por Jornal PT50

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade