Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Banco inspirado no “Senhor dos Anéis” quer ocupar o lugar do falido Silicon Valley Bank

Erebor Bank tem como fundadores dois milionários americanos ligados às tecnologias.

16 Out 2025 - 12:37

2 min leitura

O Office of the Comptroller of the Currency (OCC) — o órgão regulador integrado no Departamento do Tesouro dos Estados Unidos que supervisiona todos os bancos — aprovou, de forma condicional, a criação do Erebor Bank, fundado pelos milionários da tecnologia Palmer Luckey, cofundador da empresa militar Anduril, e Joe Lonsdale, cofundador da empresa de análise de dados Palantir.

Esta nova instituição financeira pretende ocupar o espaço deixado vago pela falência do Silicon Valley Bank em 2023, após uma corrida aos depósitos motivada por rumores de falta de liquidez que circularam nas redes sociais.

O Erebor Bank deve o seu nome à “Montanha Solitária”, do livro O Hobbit, de J.R.R. Tolkien, também autor da trilogia O Senhor dos Anéis. O banco tem como objetivo prestar serviços a empresas que atuam em áreas como criptomoedas, inteligência artificial e defesa, assumindo o papel anteriormente desempenhado pelo Silicon Valley Bank.

O Controlador da Moeda, Jonathan V. Gould, afirmou que a decisão de conceder a aprovação condicional é “prova de que o OCC não impõe barreiras generalizadas aos bancos que desejam concentrar as suas atividades em ativos digitais. As atividades com ativos digitais permitidas, tal como qualquer outra atividade bancária legalmente autorizada, têm lugar no sistema bancário federal, desde que sejam conduzidas de forma segura e sólida”.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade