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Britânico NatWest escolhe cinco empresas para o seu primeiro Fintech Growth Programme
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As escolhidas são a TunicPay, a Ask Silver, a mmob, a Aperidata e a Sprive. Vão colaborar na área dos pagamentos, segurança financeira e inclusão. A meta é fomentar inovação e ajudar consumidores.
19 Fev 2025 - 08:25
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Foto: NatWest
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Foto: NatWest
O banco britânico NatWest anunciou nesta terça-feira que já escolheu as cinco empresas que vão fazer parte do seu Fintech Growth Programme. Após analisar as candidaturas enviadas, emergiram vencedoras a TunicPay, a Ask Silver, a mmob, a Aperidata e a Sprive. O diretor de Inovação do NatWest, David Grunwald, acredita que “colaborar com empreendedores britânicos tão talentosos não só realça a nossa capacidade de focar no futuro, mas também a nossa dedicação a albergar o crescimento da comunidade da inovação”.
Todas as empresas atuam na área dos pagamentos e vão agora poder contar com a colaboração do banco para “crescer de forma sustentável, apoiando a ambição do NatWest de liderar o futuro da banca na esperança de que alguns participantes possam impulsionar a inovação da instituição”, sublinha a empresa. O NatWest destaca ainda que estas empresas podem agora tirar proveito da equipa de inovação do banco e criar uma “rede de conhecimentos, com oportunidades de conexão e aprendizagem com outras ‘fintechs’” e atores do setor.
Estes participantes têm agora dez semanas de ‘workshops’ pela frente, bem como programas de mentoria e ‘coaching’, sempre a trabalhar com os especialistas do banco britânico para fazerem crescer as suas empresas, explica a instituição.
Por sua vez, o diretor de Estratégia de Pagamentos & Parcerias do banco, Lee McNabb, reitera que “os pagamentos são um negócio em rede e os dias em que os grandes bancos faziam tudo sozinhos acabaram”. McNabb diz ser um “grande apoiante” do programa e que “é preciso haver abertura para a colaboração e a aprendizagem através dos outros”. “Trabalhar com um grupo de empreendedores tão talentoso e estimulante só pode trazer coisas boas para o mercado e para os consumidores”, defende.
Quem são as cinco escolhidas?
A TunicPay foca-se em cibersegurança e pretende fornecer dados aos bancos sobre os pagamentos, de forma a combater esquemas de fraude. Nicky Goulimis, cofundador desta startup, mostra-se entusiasmado em colaborar com o NatWest, um banco que, considera, “tem a segurança do consumidor na sua génese”.
O CEO e fundador da mmob, Irfan Khan, diz-se motivado pela aprendizagem que pode obter tanto da equipa do NatWest como dos outros participantes. A sua empresa quer oferecer a qualquer negócio a capacidade de importar ou exportar serviços API em qualquer canal através do seu kit de ferramentas financeiras incorporadas.
Através do ‘open banking’, a Aperidata tenciona melhorar a inclusão financeira ao “revolucionar” as pontuações de crédito e os processos de concessão dos mesmos. O CEO, Stephen Ashworth, considera que o NatWest é “essencial” na sua próxima fase de crescimento e que a colaboração com o banco é uma “enorme oportunidade” para continuar a sua “missão de conseguir melhores resultados para os consumidores mais financeiramente vulneráveis”.
A Sprive quer reduzir os custos do crédito à habitação e “ajudar milhões de pessoas a viver com menos dívida” através de “pagamentos em excesso inteligentes, monitorização do mercado e ‘cashback’ nas compras do dia a dia”, explica. O CEO, Jinesh Vohra, destaca igualmente a oportunidade de crescimento que a colaboração com o NatWest traz.
Com o objetivo de combater fraudes financeiras, a Ask Silver quer criar um Scam Checker, permitindo a todas as pessoas confirmarem com um mero ‘screenshot’ se a mensagem que têm em mãos – um e-mail ou SMS – é fidedigna ou não. O CEO da Ask Silver, Alex Somervell, reitera que está “entusiasmado para construir ferramentas anti-fraude para o futuro”.
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