Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Centeno: “A nossa banca está entre os cinco melhores sistemas bancários da Europa”

O ainda governador do Banco de Portugal foi pela última vez ao Parlamento explicar as contas de 2024 e recordou que, em 2017, “75% dos depósitos estavam em bancos incapazes de operar”.

26 Set 2025 - 07:15

2 min leitura

Mário Centeno esteve na passada quinta-feira no Parlamento, pela última vez como governador do Banco de Portugal, para apresentar as contas do supervisor relativas a 2024. O responsável rejeitou qualquer irregularidade nas nomeações que fez — nomeadamente a do seu chefe de gabinete, Álvaro Novo — e sublinhou que o Banco de Portugal “é governado por um conselho de administração, e não pelo governador”.

Sobre a venda do Novo Banco e a situação do sistema financeiro português, Centeno recordou que o seu antecessor, Carlos Costa, “foi sujeito a pressões incríveis pela situação económica que o país atravessava”. E acrescentou: “Em 2017, o país tinha uma classificação de ‘lixo’ para investimento. Tinha 75% dos depósitos em bancos incapazes de operar no mercado.”

O ainda governador elogiou a evolução do setor: “Hoje, a nossa banca está entre os cinco melhores sistemas bancários ao nível europeu. Temos a melhor banca em termos de resultados dos testes de stress e os dois melhores bancos em termos de aplicação de processos de resolução.”

Para Centeno, “os bancos têm uma responsabilidade social, atribuída pela República, de proteger os depósitos e canalizar as poupanças para o investimento. A margem financeira foi extraordinariamente penosa para os bancos durante muitos anos. Agora, com a retoma de níveis de margens mais elevados, temos melhores resultados. Mas estes resultados são cíclicos. São muito importantes para que os bancos guardem para si margens que lhes permitam responder a eventos futuros.”

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade