Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

3 min leitura

Conselho de Administração do CaixaBank propõe cinco novos administradores

Autor

O banco espanhol mantém, assim, 60% de administradores independentes e 40% dos membros são mulheres. A votação ocorre em assembleia de acionistas a 11 de abril.

21 Fev 2025 - 07:00

3 min leitura

Tomás Muniesa, presidente do CaixaBank, e Gonzalo Gortázar, CEO do CaixaBank | Foto: CaixaBank

Tomás Muniesa, presidente do CaixaBank, e Gonzalo Gortázar, CEO do CaixaBank | Foto: CaixaBank

O Conselho de Administração do CaixaBank propôs a nomeação de cinco novos administradores e a reeleição de outros três. Rosa Piñeiro, Luis Satorre, Bernardo Incera, Pablo Calderón e José Álvarez-Cedrón foram os nomes propostos para o órgão na reunião do mesmo nesta quinta-feira.

Piñeiro, Satorre e Incera são considerados administradores independentes, Pablo Calderón é um “outro administrador externo” e José Álvarez-Cedrón foi proposto pela Fundação “la Caixa”. Os novos administradores vêm substituir os membros demissionários, entre eles José Ignacio Goirigolzarri, presidente do Conselho de Administração que se demitiu com efeito a 1 de janeiro, Joaquín García, Francisco García, Eva Sanz e José Masiá, sendo este último o anterior representante da Fundação “la Caixa”.

A par destas novas nomeações, o conselho propôs a reeleição de Koro Unsain e Fernando Ulrich, administrador independente e “outro administrador independente”, respetivamente, bem como de Teresa Quintillá, administradora proposta pelo Fondo de Reestructuración Ordenada Bancaria e BFA. As novas nomeações, bem como as reeleições ficam em vigor por um período de quatro anos.

A proposta vai ser votada na assembleia geral de acionistas a decorrer a 11 de abril e o banco destaca ainda que a composição nova mantém 60% de administradores independentes – 9 em 15 – e 40% dos membros são mulheres.

O resto do Conselho de Administração é composto pelo presidente do Conselho de Administração, Tomás Muniesa, o CEO do Caixabank, Gonzalo Gortázar, e os administradores independentes Eduardo Irazu, María Vergés, Cristina Mendizábal, Peter Löscher e María Martínez.

Quem são os novos administradores?

Resta saber de onde vêm os novos administradores independentes. Bernardo Incera é administrador não executivo de várias empresas e ainda membro da Comissão de Supervisão do Banque Richelieu France. Foi CEO do Grupo Société Générale durante nove anos e também do Monoprix Group France. Tem também várias posições no grupo Crédit Lyonnais e é CEO da subsidiária em Espanha, o Banca Jover.

Pablo Calderón é economista e atualmente presidente não executivo da CaixaBank Asset Management. É também administrador independente do Grupo José de Mello, em Portugal, e foi CEO do BPI até 2020. José Álvarez-Cedrón é CEO do Cecabank e diretor-geral da CECA. É vice-presidente do Conselho de Administração da European Savings and Retail Banking Group e membro do Conselho de Administração do World Saving Banks and Retail Banking Institute. É presidente do Centro para as Finanças Responsáveis e Sustentáveis de Espanha.

Rosa Piñeiro é engenheira industrial e administradora não executiva de empresas na área da metalurgia, bem como membro de comissões relacionadas com a área da sustentabilidade. Preside ao Conselho Consultivo do Centro de Negócios e Direitos Humanos de Genebra. É também conselheira da Comissão de Impacto do fundo de ‘venture capital’ Circular Innovation Fund. Por sua vez, Luis Satorre é engenheiro de telecomunicações, já foi CEO de duas empresas e atualmente é presidente para a região EMEA da NEORIS, sendo também presidente não executivo do Conselho de Administração de várias empresas.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade