Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

3 min leitura

Europol apela ao setor financeiro para implementar criptografia quântica

Autor

A Agência da União Europeia para a Cooperação Policial alerta para a necessidade de as instituições transitarem, de forma coordenada e o quanto antes, para sistemas de segurança impossíveis de ‘hackear’.

07 Fev 2025 - 12:04

3 min leitura

Imagem: Freepik

Imagem: Freepik

A Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) apelou, nesta sexta-feira, ao setor financeiro e formuladores de políticas que transite para a criptografia quântica, de forma a combater os riscos de crime possibilitados pelas novas capacidades computacionais.

A criptografia é a capacidade de proteger informações legíveis transformando-as em dados ilegíveis, impedindo que pessoas não autorizadas tenham acesso ao seu conteúdo. Os bancos, por exemplo, utilizam criptografia para proteger informações financeiras, garantir a privacidade dos clientes e impedir fraudes, sendo essencial para a segurança das transações bancárias, senhas, cartões de crédito e dados sigilosos.

No Fórum Financeiro Quântico Seguro, a Europol apelou ao setor financeiro que aja agora e transite para a criptografia quântica de forma a conseguir combater a ameaça relacionada com a computação quântica. A criptografia quântica usa princípios para criar sistemas de segurança impossíveis de ‘hackear’, pois qualquer tentativa de intercetação é detetada imediatamente.

“Com o rápido avanço da computação quântica, o setor financeiro enfrenta uma ameaça iminente à sua segurança criptográfica. Essa transição apresenta um desafio e uma oportunidade para aprimorar as práticas de gestão criptográfica em todo o setor”, refere a Europol em comunicado.

Uma abordagem coordenada para a transição

Um computador quântico suficientemente avançado tem o potencial de quebrar algoritmos criptográficos de chave pública amplamente utilizados, colocando em risco a confidencialidade de transações financeiras, processos de autenticação e contratos digitais, refere a entidade.

Embora as estimativas sugiram que computadores quânticos capazes de tais ameaças possam surgir nos próximos 10 a 15 anos, “o tempo necessário para a transição de métodos criptográficos vulneráveis ​​é significativo”, sublinha a Europol, destacando ainda que “uma transição bem-sucedida para a criptografia pós-quântica requer colaboração entre instituições financeiras, fornecedores de tecnologia, formuladores de políticas e reguladores”.

Principais recomendações

– Instituições financeiras e formuladores de políticas devem dar prioridade à transição para a criptografia quântica segura e apoiar ativamente a sua implementação.

– A coordenação entre as diferentes partes interessadas será fundamental, garantindo o alinhamento do seu planeamento, roteiros e a implementação concreta da transição, estabelecendo objetivos comuns e uma visão compartilhada dos requisitos.

– Não há necessidade de legislação adicional; uma estrutura voluntária estabelecida entre reguladores e o setor privado seria suficiente, definindo diretrizes para criptografia quântica segura e promovendo a padronização entre instituições.

– Essa transição apresenta uma oportunidade para aprimorar práticas de gestão de criptografia.

– Promover colaboração, partilha de conhecimento e fomentar uma abordagem coesa entre jurisdições à escala global. Isso significa encorajar parcerias no contexto de experiências, projetos, etc.

 

 

 

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade