Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Internacionalização do MBWay arranca em março

Autor

Parceria da SIBS com a espanhola Bizum e o italiano BANCOMAT quer facilitar os pagamentos instantâneos internacionais. O serviço EuroPA vai ligar 180 instituições financeiras e 45 milhões de utilizadores destes três países.

18 Fev 2025 - 12:21

2 min leitura

Foto: Pexels

Foto: Pexels

O serviço de pagamentos instantâneos entre Portugal, Espanha e Itália, denominado EuroPA, vai ser lançado no final de março. Com ele ficarão ligadas 180 instituições financeiras e 45 milhões de utilizadores destes três países, dando possibilidade a que clientes do MBWay, da espanhola Bizum e do italiano BANCOMAT façam pagamentos imediatos entre si.

A revelação foi feita pela CEO da SIBS, Madalena Cascais Tomé, em entrevista ao Jornal PT50, nesta terça-feira.

Recorde-se que a primeira transferência internacional do EuroPA aconteceu numa sessão de demonstração na WebSummit, em Lisboa, em novembro passado.

Com o objetivo de facilitar pagamentos pan-europeus e promover a interoperabilidade, as três entidades estabeleceram a interoperabilidade entre os seus serviços, tornando mais fácil para os seus utilizadores efetuar pagamentos instantâneos, utilizando apenas o dispositivo móvel.

“Fomos pioneiros ao lançar esta prova de conceito em novembro e agora estamos a fazer todas as diligências necessárias para poder fazer o lançamento no final do primeiro trimestre. Entretanto, o objetivo é poder também juntar outras iniciativas europeias”, avança Madalena Cascais Tomé.

Sem revelar ainda que outras iniciativas europeias de pagamentos instantâneos se poderão juntar ao EuroPA, a CEO da SIBS refere, no entanto, que “há duas iniciativas interessadas em aderir ao projeto e o caminho será aumentar esta rede”.

Para além de novos operadores, o serviço poderá integrar também o futuro euro digital, caso o Banco Central Europeu decida avançar para esta moeda.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade