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MBWay faz primeira transferência internacional
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Parceria da SIBS com a italiana BANCOMAT e a espanhola Bizum quer facilitar transferências bancárias internacionais. Serviço EuroPA vai arrancar em janeiro de 2025, com o objetivo de inovar os pagamentos no espaço europeu.
14 Nov 2024 - 09:05
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Foto: Pexels
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Foto: Pexels
A SIBS e o MB WAY marcaram a história dos pagamentos europeus, nesta quarta-feira, a partir de Lisboa, com a realização da primeira transferência MB WAY internacional entre o MB WAY, a Bizum, de Espanha e Andorra, e a BANCOMAT, de Itália.
Com o objetivo de facilitar pagamentos pan-europeus e promover a interoperabilidade, as três entidades estabeleceram a interoperabilidade entre os seus serviços e realizaram as primeiras transações de pagamento instantâneas transfronteiriças, tornando mais fácil para os seus utilizadores efetuar pagamentos instantâneos, utilizando apenas o dispositivo móvel.
O lançamento, acompanhado de uma demonstração realizada na Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, apresentou as primeiras transações reais entre utilizadores MB WAY com utilizadores BANCOMAT e Bizum, através de transferências instantâneas SEPA e com a colaboração de instituições financeiras dos respetivos países.
“Para a empresa SIBS, este momento reflete o nosso compromisso com a inovação e com continuarmos, com o MB WAY, a ser pioneiros nos pagamentos europeus. Através da interoperabilidade nos pagamentos instantâneos vamos continuar a trazer novas funcionalidades e mais opções aos utilizadores MB WAY, fornecendo ferramentas para pagamentos rápidos, seguros e interoperáveis”, afirma Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS. “A capacidade de enviar e receber dinheiro instantaneamente entre Portugal, Espanha e Itália usando o MB WAY é uma evolução a nível Europeu, e estamos orgulhosos de liderar este esforço para uma Europa mais conectada e digital”, acrescenta
Sob o nome de código EuroPA – European Payments Alliance, esta iniciativa, que envolveu equipas de trabalho multidisciplinares das três soluções de pagamento, foi concluída em menos de um ano, após o seu anúncio, e representa o primeiro passo para a interoperabilidade entre mais de 45 milhões de utilizadores e mais de 182 instituições financeiras. A partir de 2025, este serviço estará amplamente disponível, inicialmente em Itália, Portugal e Espanha, com planos de expansão por toda a Europa.
O projeto EuroPA destaca a importância da interoperabilidade como a solução mais efetiva e de maior potencial na resposta aos objetivos do Eurosistema para pagamentos europeus mais soberanos, seguros e eficientes sobre a infraestrutura e modelo europeu SEPA de pagamentos instantâneos.
Esta evolução do MB WAY, no contexto do projeto EuroPA, incentiva a adoção de transferências instantâneas pan-europeias, permitindo aos utilizadores MB WAY utilizar a solução de pagamentos agora também para “Enviar MB WAY” para utilizadores noutros países, a começar por Espanha e Itália.
Desta forma, o MB WAY passará a permitir enviar e receber transferências transfronteiriças entre mais de 45 milhões de utilizadores de mais de 182 Instituições financeiras aderentes entre três principais soluções nestes países – MB WAY, Bancomat e Bizum. Além disso, decorrem aproximações com outras soluções que poderão aderir a este projeto e estender o âmbito do projeto EuroPA a outros países.
Com esta iniciativa de conexão entre soluções diferentes, o MB WAY/SIBS posiciona-se como pioneira na criação de uma rede de pagamentos transfronteiriços pan-europeia, lançando as bases para uma experiência de pagamento mais eficiente, segura e universal, refere a empresa em comunicado.
A SIBS/ MB WAY refere que quer continuar a ter um papel ativo na construção e desenvolvimento de soluções de pagamentos inovadoras. “O projeto EuroPA representa mais um passo significativo em direção a uma interoperabilidade e a um ecossistema pan-europeu de pagamentos digitais transfronteiriços, com base no MB WAY, que continua a investir e inovar para ser a solução de pagamentos mais completa, conveniente e preferida dos seus clientes e utilizadores”, refere a operadora.
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