Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Moody’s faz revisão em alta de vários ‘ratings’ do Banco Montepio

Banco Montepio destaca consolidação da dívida sénior preferencial em 'investment grade', com atribuição de 'rating' Baa2.

18 Nov 2025 - 17:09

2 min leitura

Foto: Banco Montepio

Foto: Banco Montepio

O Banco Montepio teve uma revisão em alta de vários ‘ratings’ atribuídos pela Moody’s. Estas subidas em bloco surgem na sequência de uma revisão da metodologia da agência de notação, aplicada nesta segunda-feira, dia 17.

O banco – único no panorama nacional considerado – viu a dívida sénior preferencial subir para Baa2 e a dívida subordinada para Baa3, com perspetiva estável, informa o banco em comunicado. A par disto, o Banco Montepio teve ainda os depósitos de longo prazo a subirem para A3, o risco de contraparte e a avaliação do risco de contraparte para A2 e a avaliação base para baa2. Por fim, a dívida sénior não preferencial a emitir ao abrigo do Programa de EMTN subiu para (P)Baa2.

A Moody’s explica, em comunicado, que “a subida de todas as notações de longo prazo e avaliações do Banco Montepio reflete a sólida reserva de ativos líquidos de alta qualidade do banco e a nossa opinião de que as melhorias na qualidade dos ativos serão sustentadas”. “A subida também considera a diversificação de receitas ainda modesta do banco e os indicadores de eficiência que continuam a ficar aquém dos seus pares nacionais”, acrescenta a agência.

“A perspetiva estável das notações de longo prazo dos depósitos e da dívida sénior não garantida do Banco Montepio reflete a nossa opinião de que as melhorias esperadas nos fundamentos financeiros do banco já estão refletidas nas notações atuais do Banco Montepio”, informa ainda a Moody’s.

O banco sublinha que esta é a quarta subida do ‘rating’ nos últimos dois anos, num total de cinco níveis. Destaca ainda a dívida subordinada a atingir ‘investment grade’ e a “dívida sénior preferencial a consolidar-se nesse nível”.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade