
2 min leitura
Pagamentos com MB WAY na época natalícia crescem 40%
Autor
Entre 01 e 24 de dezembro, o número de compras aumentou 15% em relação a 2023. As compras com MB WAY cresceram 43% em lojas físicas e 44% online. O dia 23 teve o maior volume, com 10 milhões de transações. Comércio online subiu 30%.
02 Jan 2025 - 10:54
2 min leitura

Foto: Luís Alves Almeida | Jornal PT50
Mais recentes
- BdP vence categoria de Transparência nos Central Banking Awards
- Nova estratégia europeia visa aumentar oportunidades financeiras dos cidadãos e das empresas
- Sociedades financeiras podem prestar crédito com garantia pública a partir de quinta-feira
- Santander encerra 95 agências no Reino Unido e deixa 750 empregos em risco
- Manter o Futuro em Dia
- Emissões de título de dívida superam amortizações em 2,3 mil milhões em fevereiro

Foto: Luís Alves Almeida | Jornal PT50
O número e o valor total de compras realizadas entre 01 e 24 de dezembro aumentaram 15% face a 2023, tendo as compras com MB WAY crescido mais de 40%. Segundo a SIBS, o MB WAY destacou-se no período natalício, com um crescimento de 43% em compras físicas e de 44% em compras ‘online’ face ao período homólogo de 2023.
De acordo com a entidade gestora da rede Multibanco, o dia 23 de dezembro registou o maior volume de compras da época natalícia, ultrapassando as 10 milhões de transações, tendo o pico de operações ocorrido às 11:37 de 24 de dezembro, com 402 transações processadas por segundo.
No ‘top 3’ de dias com maior variação de número de compras face à média diária, destacam-se ainda o 20 e o 21 de dezembro (+13% em ambos).
Analisando a evolução do consumo, o comércio ‘online’ manteve a tendência de crescimento, representando 21% em valor e 19% em número do total de compras realizadas entre 01 e 24 de dezembro, com um aumento de 30% em número e de 36% em valor face ao ano anterior. Já as compras em loja registaram um aumento de 11% em número e de 10% em valor.
Em termos de setores com maior crescimento no número de compras na época natalícia, face à média mensal de janeiro a novembro de 2024, a SIBS destaca os “Brinquedos e Jogos” (+69%), “Decoração e Casa” (+59%), “Perfumaria e Cosmética” (+46%) e “Moda e Acessórios” (+39%).
Relativamente ao consumo de estrangeiros em Portugal, os dados do SIBS Analytics evidenciam que, durante a época natalícia, o número de compras físicas aumentou 12% em número e 4% em valor face ao mesmo período em 2023.
Em contrapartida, as compras físicas realizadas por portugueses no estrangeiro diminuíram ligeiramente, com reduções de 2% no número de transações e de 6% no valor.
A análise feita pela SIBS considera compras em lojas físicas dos cartões portugueses na rede Multibanco e os pagamentos ‘online’ de cartões portugueses, incluindo os pagamentos com MB WAY.
Também na Black Friday, em novembro, o SIBS registou um aumento de 85% nos pagamentos ‘online’ por MB WAY face ao ano anterior.
LAA com Agência Lusa
Mais recentes
- BdP vence categoria de Transparência nos Central Banking Awards
- Nova estratégia europeia visa aumentar oportunidades financeiras dos cidadãos e das empresas
- Sociedades financeiras podem prestar crédito com garantia pública a partir de quinta-feira
- Santander encerra 95 agências no Reino Unido e deixa 750 empregos em risco
- Manter o Futuro em Dia
- Emissões de título de dívida superam amortizações em 2,3 mil milhões em fevereiro