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Foto: Bow Media

“A principal preocupação é que a inovação não comprometa a segurança nem a confiança do próprio consumidor. Como entidade de pagamentos, o nosso ativo mais valioso é a confiança do consumidor”, afirmou Teresa Florência, Chief Information Security Officer (CISO), durante o primeiro painel da Conferência sobre Cibersegurança no Setor Financeiro, organizada pelo Jornal PT50.

A responsável recordou que “redefinimos o setor financeiro, tornando-o mais ágil. Mas, para quem gere o risco cibernético, isso veio trazer algumas preocupações adicionais”, acrescentando: “Durante muito tempo, o risco cibernético foi entregue às equipas de IT, mas agora faz parte integrante da estratégia das organizações. O risco deixou de ser medido apenas por perdas operacionais e passou a ser avaliado pelo impacto reputacional.”

A CISO da Unicre adiantou que a organização segue os mais exigentes padrões internacionais em matéria de segurança nos sistemas de pagamentos: “É isso que também transmite confiança ao consumidor.”

Consumidor esse que é cada vez mais exigente — que procura soluções mais rápidas, personalizadas e integradas, possíveis apenas através da inovação.

“Na Unicre existe uma cultura de inovação responsável, em que cada produto e cada solução têm de ser submetidos a uma análise rigorosa de risco e cumprir os exigentes requisitos internacionais”, afirmou Teresa Florência, que sublinhou ainda a importância da cultura organizacional: “A segurança não vive só da tecnologia. A cultura nas organizações é essencial — as pessoas devem estar envolvidas na segurança, e ver a segurança não como um entrave à inovação, mas como aquilo que a torna sustentável.”

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