Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Bison Bank espera aprovação do MiCA no Parlamento para pedir licença de criptobanco

Instituição liderada por António Henriques aguarda a transposição para a ordem jurídica interna para integrar a oferta direta de criptoativos.

12 Nov 2025 - 11:45

2 min leitura

António Henriques/CEO do Bison Bank/direitos reservados

António Henriques/CEO do Bison Bank/direitos reservados

O Bison Bank, nascido em 2018 após a aquisição do Banif – Banco de Investimento, S.A. por capitais chineses provenientes de Hong Kong, aguarda a entrada em vigor, na ordem jurídica portuguesa, da lei que regulamenta a aplicação do MiCA — Regulamento dos Mercados de Criptoativos — para avançar com o pedido de licença junto do Banco de Portugal.

Fonte da instituição disse ao Jornal PT50 que “o Regulamento MiCA, cuja lei de execução para a ordem jurídica interna aguarda aprovação pela Assembleia da República, prevê a possibilidade de os bancos exercerem diretamente a atividade com criptoativos. Como tal, a integração da Bison Digital Assets no Bison Bank é um movimento natural, permitindo a obtenção de sinergias e ganhos de eficiência, estando este processo a seguir os trâmites processuais necessários”.

Sem revelar quais os produtos que irá oferecer, nem os limites de investimento em criptoativos, o Bison Bank, liderado por António Henriques, refere que, com a entrada em vigor da lei, “os serviços de criptoativos de depósito, transferência e troca, atualmente prestados pela Bison Digital Assets, passarão a fazer parte da oferta direta do Bison Bank, reforçando o posicionamento estratégico do banco na aposta em inovação e tecnologia.”

Atualmente, através da Bison Digital Assets, o banco oferece serviços de negociação e câmbio entre moedas fiduciárias e criptoativos, nomeadamente conversão imediata entre moeda fiduciária e criptomoeda, bem como serviços de custódia, com todos os ativos mantidos em regime de 1:1, sem possibilidade de re-hipotecação.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade