Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Garantia pública de habitação: Santander e CGD ficam com mais de metade da verba

Autor

Governo deixa perto de 200 milhões de parte para possíveis reforços futuros. Há um total de 18 instituições bancárias visadas, com as quatro maiores fatias a representarem mais de 85% da verba distribuída.

18 Dez 2024 - 17:43

2 min leitura

Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

O Ministério das Finanças publicou nesta quarta-feira, em Diário da República, os valores alocados a cada instituição bancária para levar a cabo o mecanismo de garantia pública de habitação anunciado pelo Governo. Assim, fica-se a saber que o Santander lidera o pódio, seguido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD). Estes dois bancos acumulam mais de metade do valor atribuído.

O Santander terá acesso a cerca de 259,3 milhões de euros e a CGD a 257,3 milhões. Em terceiro lugar, o BCP conta com 185,4 milhões de euros e, em quarto lugar, o BPI vai receber 149,5 milhões de euros. Estas quatro instituições representam mais de 85% da verba disponibilizada.

Em quinto lugar, com 60 milhões, aparece o Bankinter. Por sua vez, a rondar os 20 milhões aparecem o Banco BIC, a sucursal do ABANCA em Portugal e o Novobanco. Já o Crédito Agrícola e o Banco CTT contam com cerca de 10 milhões cada e o Montepio recebe 5 milhões.

Fazendo as contas, os valores anunciados totalizam pouco mais de mil milhões de euros, ficando cerca de 200 milhões abaixo do valor orçamentado para esta medida. No entanto, o despacho refere que “o montante da garantia de carteira de cada instituição pode ser objeto de reforço”.

Consulte o gráfico abaixo para saber com mais detalhe todos os valores.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade