Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Grupo Bankinter propõe dois novos administradores vindos da IBM e PayPal

Autor

Caso sejam aprovadas, as novas nomeações elevam número de administradores independentes de seis para sete, com uma representação de 58%. Banco quer adicionar um lugar no órgão.

27 Fev 2025 - 11:49

2 min leitura

Foto: Bankinter

Foto: Bankinter

O Bankinter vai ter uma assembleia de acionistas a 27 de março com vários pontos de ordem. Entre eles, a nomeação de dois novos membros para o Conselho de Administração do banco. São eles Juan Zataraín e Alfonso Rodríguez. O primeiro tem um currículo extenso na IBM e o segundo na PayPal, informa o banco em comunicado.

Zataraín é engenheiro aeronáutico, com doutoramento na área de matemática aplicada, e já foi vice-presidente global de Serviços de Tecnologia na IBM. Além disto, foi também diretor-geral da IBM Europa, diretor-geral de Serviços Tecnológicos Globais para a IBM Europa e ‘chairman’ da IBM Espanha, Portugal, Grécia e Israel.

Por sua vez, Rodríguez tem um MBA em finanças e já foi vice-presidente executivo global de Estratégia, ‘Corporate Development’ e Empreendedorismo da PayPal e também diretor da PayPal Ventures em São Francisco. Ainda na PayPal, foi também ‘proprietary director’ representante da empresa no Conselho de Administração do Mercado Libre (México e Brasil). Foi também ‘chief innovation officer’ da SingTel em Singapura e ‘senior partner’ na McKinsey & Company.

Outra proposta que vai ser levada ao Conselho de Administração é a de aumentar a composição do mesmo de 11 para 12, ficando dentro do limite de 15 estabelecido nos estatutos da empresa. O Bankinter explica que, caso aprovadas, estas nomeações vão ocupar os lugares do novo administrador que o alargamento da composição do conselho cria e outro que ficou livre na sequência da demissão por motivos pessoais de Álvaro Plaza.

O novo Conselho de Administração vai passar, assim, a ser composto por 58% de administradores independentes – 7 em 12 – o que compara com os atuais 54%. 58% é também a percentagem de representação feminina no órgão.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade