Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Santander já cumpre requisitos de fundos próprios aplicados pelo BdP

A decisão obriga o banco a manter reservas equivalentes a 21,27% do seu risco total, além de mais 4,09% em capital extra para reforçar a sua solidez financeira.

02 Jun 2025 - 07:21

2 min leitura

Pedro Castro Almeida, CEO do Santander Portugal

Pedro Castro Almeida, CEO do Santander Portugal

O Santander Totta já cumpre os requisitos de fundos próprios e passivos elegíveis (MREL) que lhe foram comunicados pelo Banco de Portugal (BdP), anunciou a instituição, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), na última sexta-feira.

“O Banco Santander Totta, S.A. informa que foi notificado pelo Banco de Portugal dos requisitos de fundos próprios e passivos elegíveis (requisitos de MREL), em termos do montante total das exposições em risco (TREA) e da medida de exposição total (LRE), a cumprir em base consolidada, conforme decisão do Conselho Único de Resolução (CUR)”, indicou.

A decisão “substitui a anteriormente aplicável, que tinha sido divulgada publicamente em 23 de julho de 2024” e impõe ao banco, em termos de TREA, um MREL total de 21,27%, a que acresce o requisito combinado de fundos próprios (CBR), de 4,09% do TREA.

Em termos de LRE, o requisito é de 5,91%.

“Com base na informação disponível à data, o Banco cumpre os respetivos requisitos de MREL, tanto em percentagem de TREA (incluindo o CBR), como de LRE, e o plano de financiamento em curso está alinhado com os requisitos definidos para 2025”, rematou.

O Santander Totta realizou também a sua assembleia-geral no mesmo dia, onde aprovou os documentos de prestação de contas do exercício de 2024, entre outras propostas.

 

Agência Lusa

Editado por Jornal PT50

 

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado sobre tudo o que se passa no sistema financeiro.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade