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Feedzai usa IA generativa para detetar fraudes recebidas pelo consumidor
Iniciativa da Feedzai pretende detetar fraudes em mensagens, emails ou via WhatsApp. O ScamAlert alerta consumidores sobre riscos e alerta bancos sobre transações suspeitas.
11 Mar 2025 - 12:34
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A Feedzai, que se especializa no uso de Inteligência Artificial (IA) para deteção e prevenção de fraudes financeiras, está a usar IA generativa para identificar tentativas de fraudes recebidas pelos consumidores, por exemplo via WhatsApp, SMS ou email. O ScamAlert foi desenvolvido pelos investigadores do laboratório de inovação da empresa, Feedzai Research, e está a ser apresentado nesta terça-feira em Las Vegas, onde decorre a conferência sobre IA HumanX.
“É uma ferramenta que ajuda a detetar se os utilizadores estiverem a ser alvos de potenciais fraudes”, disse à Lusa o diretor de investigação IA da Feedzai, Hugo Ferreira. “O exemplo clássico é o daquelas mensagens que recebemos no WhatsApp a pedir para fazer um pagamento rapidamente, se calhar fingindo que é um familiar ou um amigo, com detalhes”, descreveu. “Ou então uma pessoa está a tentar comprar uma coisa numa loja em segunda mão ‘online’, e aquilo é um bocadinho suspeito, não é certo se é legítimo ou não”.
O consumidor pode fazer uma captura de ecrã do email, da mensagem ou do anúncio ‘online’ e a ferramenta vai identificar características que estão (ou não) ligadas a fraudes. Embora o ScamAlert não classifique as transações como 100% fraude, apresenta os aspetos duvidosos para alertar o consumidor.
Para a HumanX, a Feedzai desenvolveu um jogo em que as pessoas são confrontadas com emails e mensagens e têm de identificar se se trata de fraude ou não. O outro jogador é o Fido, o “cão IA” da Feedzai que analisa as capturas de ecrã e determina os riscos em segundos.
Os bancos são os principais interessados neste tipo de ferramentas e é com eles que a Feedzai está em conversações para integrarem o ScamAlert nos processos de pagamento. Por exemplo, se um consumidor estiver a tentar comprar algo ‘online’ que o banco considera duvidoso, pode pedir-lhe que envie uma captura de ecrã para analisar melhor. Reino Unido e Estados Unidos são os principais mercados-alvo, mas a Feedzai também está a falar com bancos portugueses e inclusive brasileiros, estes últimos interessados em debelar o número de fraudes em torno do sistema de pagamentos Pix.
Com a proliferação de esquemas fraudulentos cada vez mais sofisticados, em que é difícil para a pessoa perceber que está a ser enganada, as instituições financeiras procuram mitigar riscos e a sua exposição, já que em muitas ocasiões podem ser chamadas a devolver o dinheiro à vítima.
Hugo Ferreira disse que esta é a primeira ferramenta da Feedzai com base em IA generativa – uma tecnologia que está precisamente a ser usada por criminosos para enganar consumidores e levá-los a validar transações fraudulentas. O responsável frisou que o sistema ajuda as pessoas a serem mais proativas e a ganharem consciência dos sinais a que devem estar atentas. “É quase uma ferramenta educacional”, referiu.
A Feedzai, que alcançou o estatuto de unicórnio em 2021 (mais de mil milhões de dólares de valor) é a principal patrocinadora da conferência HumanX, cuja primeira edição decorre em Las Vegas até quinta-feira, 13 de março. Na noite de abertura, o CEO, Nuno Sebastião, esteve à conversa com a ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, sobre Inteligência Artificial, regulação, riscos e oportunidades.
Agência Lusa
Editado por Jornal PT50
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