1 min leitura
Certificados de Aforro descem juros em fevereiro
Dívida do Estado paga 2,031% a partir deste mês, contra 2,046% em janeiro
02 Fev 2026 - 14:15
1 min leitura
Foto: aipor
Mais recentes
- Bancários convocam greve para 30 de novembro em protesto por aumentos de 2%
- Preço das casas é principal vulnerabilidade do setor financeiro português
- SIBS preparada para implementar o euro digital no sistema de pagamentos
- Paulo Macedo vê resiliência do sistema financeiro português como “consequência positiva” da regulação
- Catástrofes naturais causam perdas de 93,2 mil milhões de euros às seguradoras
- Álvaro Santos Pereira: “A resiliência não pode ser dada como garantida. É um trabalho contínuo”
Foto: aipor
Os juros dos Certificados de Aforro começaram o novo ano em queda. Depois de, em janeiro, oferecerem uma taxa de 2,046% (em dezembro de 2025 situavam-se nos 2,057%), descem este mês para 2,031%, segundo informações da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP).
As poupanças aplicadas em Certificados de Aforro superaram, em dezembro de 2025, os 40 mil milhões de euros. De acordo com os dados do Banco de Portugal, foram subscritos mais 430 milhões de euros do que em novembro. Em termos homólogos, o crescimento deste tipo de poupança em dívida do Estado foi de 5,4 mil milhões de euros.
Está em causa a Série F, a única atualmente em comercialização, cuja rentabilidade é calculada com base numa taxa base determinada mensalmente no antepenúltimo dia útil do mês, para vigorar durante o mês seguinte. Esta taxa é apurada com base na média dos valores da Euribor a três meses observados nos últimos dez dias úteis anteriores ao cálculo, sendo o resultado arredondado à terceira casa decimal. A taxa base não pode ser superior a 2,5% nem inferior a 0%.
Mais recentes
- Bancários convocam greve para 30 de novembro em protesto por aumentos de 2%
- Preço das casas é principal vulnerabilidade do setor financeiro português
- SIBS preparada para implementar o euro digital no sistema de pagamentos
- Paulo Macedo vê resiliência do sistema financeiro português como “consequência positiva” da regulação
- Catástrofes naturais causam perdas de 93,2 mil milhões de euros às seguradoras
- Álvaro Santos Pereira: “A resiliência não pode ser dada como garantida. É um trabalho contínuo”