Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

2 min leitura

Aprovada fusão entre acionista do Haitong Bank e rival Guotai Junan

A operação inclui a emissão de 6 mil milhões de ações para angariar fundos de até 10 mil milhões de renminbi, cerca de 1,3 mil milhões de euros.

20 Jan 2025 - 15:02

2 min leitura

Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

O Haitong Bank comunicou nesta segunda-feira à CMVM que o seu acionista, a Haitong Securities, viu o processo de fusão com o rival Guotai Junan aprovado pelo regulador do mercado chinês, a China Securities Regulatory Commission (CSRC). Com a absorção do Haitong Securities, segue-se também a emissão de perto de 6 mil milhões de ações.

A entidade reguladora deu permissão à emissão de novas ações, de modo a angariar fundos para a operação até 10 mil milhões de renminbi, a moeda oficial da China, o que equivale a cerca de 1,3 mil milhões de euros. A Haitong Securities deve ser dissolvida dentro dos conformes legais do país, passando as subsidiárias da Haitong Securities a serem da Guotai Junan.

Os últimos avanços desta aquisição tinham acontecido no final de 2024, quando o Haitong Bank comunicou à CMVM que tinha luz verde para avançar com o negócio após a aprovação pelas assembleias gerais extraordinárias de ambas as empresas.

A compra da Haitong Securities foi anunciada pela própria empresa em setembro passado através de uma troca de ações com a Guotai Junan. As empresas estão avaliadas em 16,16 mil milhões e 18,15 mil milhões de euros, respetivamente. A Haitong Securities detém, em Portugal, o Haitong Bank – antigo BESI, que foi comprado em 2015 por 380 milhões de euros.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade