Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

3 min leitura

EUA dominam cenário global de financiamento de capital de risco

Este financiamento registou um aumento de cerca de 2,5 vezes em relação ao ano anterior, segundo a GlobalData. Sillicon Valley continua a ser um foco de atividade de capital de risco, atraindo investidores que procuram capitalizar a próxima grande descoberta tecnológica.

18 Fev 2025 - 14:36

3 min leitura

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Os EUA continuam a solidificar a sua posição como a potência global no financiamento de capital de risco (VC – venture capital), com uma melhoria no volume de negócios e um aumento no valor em janeiro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior, refere a consultora GlobalData.

Apesar de um aumento de 2% no volume de negócios de VC de 358 negócios em janeiro de 2024 para 365 negócios em janeiro de 2025, o mercado dos EUA viu um salto de cerca de 2.5x no valor de financiamento correspondente de 5.8 mil milhões de dólares para 14.2 mil milhões de dólares durante o mesmo período, de acordo com a empresa global de dados e análises.

“A capacidade do mercado norte-americano para atrair um financiamento tão substancial pode ser atribuída a vários fatores, incluindo um ecossistema empresarial sólido, o acesso a talentos, a inovação tecnológica e um ambiente regulamentar favorável”, explica Aurojyoti Bose, analista principal da GlobalData. E acrescenta: “Sillicon Valley, em particular, continua a ser um foco de atividade de capital de risco, atraindo investidores que procuram capitalizar a próxima grande descoberta tecnológica”.

Segundo os analistas, uma das tendências mais marcantes do mercado norte-americano é o “aumento significativo” do volume de transações de capital de risco de elevado valor. “O aumento de negócios de alto valor destaca a confiança dos investidores no ecossistema de startups e um apetite crescente por investimentos maiores em startups promissoras dos EUA, solidificando ainda mais a posição do país como um centro de inovação e empreendedorismo”, refere Bose.

A participação do mercado dos EUA no volume global de negócios aumentou de 24,6% em janeiro de 2024 para 27,7% em janeiro de 2025, destacando sua posição como um ator-chave no ecossistema global de VC. Da mesma forma, a participação do país no valor do negócio global também teve um aumento substancial de 35.9% para 57.4% durante o mesmo período, ressaltando a atratividade das startups americanas para os investidores, conclui a análise.

Para Bose, “o aumento do valor das transações, associado a um aumento das transações de elevado valor, é um bom presságio para o futuro do mercado dos EUA e reafirma o seu estatuto de destino de topo para o financiamento de capital de risco à escala global”.

 

 

 

 

 

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade