Subscrever Newsletter - Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Submeter

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade

3 min leitura

Klarna regista pedido de IPO na Bolsa de Nova Iorque

A fintech sueca pretende operar com o símbolo de negociação KLAR. O número de ações a oferecer e o intervalo de preços para a oferta proposta ainda não foram determinados.

17 Mar 2025 - 10:46

3 min leitura

Foto: Klarna

Foto: Klarna

A Klarna, empresa global de pagamentos, anunciou que entrou com um pedido na Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA (SEC, na sigla em inglês) para abrir capital na Bolsa de Nova Iorque. A fintech sueca apresentou publicamente uma declaração de registo no Formulário F-1 (Declaração de Registo) relativa a uma proposta de oferta pública inicial (IPO) das suas ações ordinárias.

O número de ações a oferecer e o intervalo de preços para a oferta proposta ainda não foram determinados. A Klarna solicitou a admissão à cotação das suas ações ordinárias na Bolsa de Valores de Nova Iorque sob o símbolo “KLAR”.

A Goldman Sachs, o J.P. Morgan e o Morgan Stanley atuam como gestores conjuntos; o BofA Securities, Citigroup, Deutsche Bank Securities, a Société Générale e o UBS Investment Bank atuarão como gestores; e o BNP Paribas, Keefe, Bruyette & Woods, A Stifel Company, Nordea Bank Abp, Rothschild & Co, Wedbush Securities e Wolfe | Nomura Alliance actuarão como cogestores da oferta proposta, informa a fintech em comunicado.

A oferta proposta será realizada apenas através de um prospeto, que faz parte da declaração de registo.  A declaração relativa à oferta proposta foi apresentada à SEC, mas ainda não se tornou efetiva. Estes títulos não podem ser vendidos, nem podem ser aceites ofertas de compra antes de a Declaração de Registo se tornar efetiva, explica a Klarna.

A empresa especializada no método ‘buy now pay later’ tem atualmente cerca de 93 milhões de consumidores ativos e 675 mil comerciantes em 26 países. Geriu 105 mil milhões de dólares de volume bruto de mercadorias em 2024.

BNPL em expansão

Comprar agora e pagar depois, sem juros, é uma modalidade de pagamento que está a crescer um pouco por todo o mundo, incluindo em Portugal.

Segundo os dados do The Global Payments Report 2024, o valor total transacionado através de soluções BNPL cresceu 18%, entre 2022 e 2023, representando 5% dos pagamentos no comércio eletrónico ou 316 mil milhões de dólares.

A Klarna, em particular, tem vindo a sustentar o seu crescimento em parcerias estratégicas.  Em fevereiro, por exemplo, fechou um acordo com a JPMorgan Payments para que todos os comerciantes que tenham um acordo com esta empresa passem a oferecer a Klarna como forma de pagamento. A integração da empresa na plataforma da JPMorgan Payments está projetada para mais à frente em 2025.

No mês anterior, em janeiro, fortaleceu a sua parceria com a Stripe, plataforma de infraestrutura financeira para empresas, chegando agora a clientes da Stripe em mais 25 países. A empresa sueca revelou que esta parceria já permitiu duplicar o número de novos comerciantes que oferece a Klarna como forma de pagamento pela primeira vez no último trimestre de 2024, quando comparado com trimestres anteriores.

Em dezembro passado, a fintech sueca e o eBay anunciaram uma expansão para mercados europeus estratégicos, em que este permite pagamentos com a Klarna no Reino Unido, Áustria, França, Itália, Países Baixos e Espanha, com mais mercados a caminho.

 

Subscrever Newsletter

Mantenha-se atualizado nas questões económicas mais urgentes da atualidade.

Ao subscrever aceito a Política de Privacidade